O Cerrado é um domínio morfoclimática de suma importância para o Brasil.
Porém, recentemente, ele tem sido muito comentando nas principais notícias do país. Devido a isso, é muito provável que ele apareça no ENEM.
O ENEM é uma prova conhecida por cobrar conteúdos atuais e contextualizados. Por isso, separe um tempo do seu cronograma de estudos para estudar os assuntos mais comentados do momento.
O artigo de hoje vai trazer um breve resumo sobre esse domínio morfoclimática tão importante.
O Cerrado é o segundo maior bioma do país, ocupando 24% do território brasileiro. Ele é conhecido como “savana tropical mais rica do mundo”, devido a sua imensa biodiversidade.
Atualmente, mais de 11 mil espécies vegetais se encontram no Cerrado. Porém, 44% delas são endêmicas. Isso significa que quase metade das espécies vegetais desse domínio estão ameaçadas de extinção.
A fauna (diversidade de animais) do Cerrado é também muito importante para todo o mundo, com muitas espécies únicas desse domínio.
A vegetação do cerro é predominantemente arbustiva, com árvores e galhos retorcidos. Essa vegetação é também esparsa.
60% do território do Cerrado é destinado a pecuária e, por isso, ele é bastante devastado.
No Cerrado ocorre também a monocultura (produção agrícola de um só produto). No caso do Cerrado, esse produto é a soja.
A região é imensamente rica em biodiversidade. Porém,70% do território do Cerrado, atualmente, encontra-se devastado.
O Cerrado é considerado um Hotspot. Isso porque, ele se encontra em risco de desaparecimento até 2030.
Existem 34 Hotspots no mundo. Essas regiões de caracterizam por serem regiões ricas em biodiversidade, em fauna e em flora, mas estarem também seriamente ameaçadas de extinção.
Apesar de ocupar um papel fundamental na fauna e na flora do planeta Terra, garantindo imensa biodiversidade de espécies, o Cerrado pode não existir mais em poucos anos.