Enem e Vestibular

Dois meses para o Enem: veja oito temas para estudar nas oito semanas que faltam para a prova

Nessa terça-feira (3) se completa a marca de dois meses para a realização do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No próximo dia 3 de novembro, candidatos de todo o país estarão nesse momento realizando a prova da redação, que acaba sendo temida por muitos estudantes.

Contudo, especialistas afirmam que o candidato pode aproveitar essas oito semanas que faltam para estudar oito temas diferentes com calma. Isso pode fazer muita diferença para que você consiga escrever um texto dissertativo argumentativo com mais qualidade, o que pode fazer a sua nota final ser elevada.

Vamos nos debruçar sobre oito possíveis temas que podem ser abordados no Exame Nacional do Ensino Médio, especificamente na prova de redação desse ano de 2024.

Oito temas para estudar em 8 semanas para o Enem

  • Diversidade e inclusão do trabalho

Uma das principais apostas dos professores para o ENEM desse ano, é que a redação aborde a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho. Em tempos de paraolimpíadas esse tema está cada vez mais em alta. A dica é estudar os números de inclusão do trabalho no país, e a opinião de especialistas sobre o que pode ser feito para resolver essa lacuna.

  • Inclusão de pessoas com transtornos educacionais

Ainda dentro do tema da inclusão, é possível que a prova da redação traga como plano de fundo a educação de pessoas que possuem algum tipo de transtorno educacional. Nesse sentido, a dica é ouvir especialistas de educação sobre o que está sendo feito, e o que ainda pode ser feito para melhorar a vida dessas pessoas.

  • O uso excessivo de telas atrelado à saúde mental dos brasileiros

Outro tema que também pode ser abordado nesse ano na redação é o uso excessivo de telas, e o impacto que isso pode causar à saúde mental dos brasileiros. Uma dica importante nesse tema é estudar os números de brasileiros que usam redes sociais como Twitter, Instagram e Facebook, por exemplo. E como isso pode afetar a vida de cada um deles.

  • Inteligência artificial e a evidente desvalorização das produções artísticas em questão no Brasil

Também é possível que a redação desse ano traga algo em relação à inteligência artificial. Esse é um tema que está em voga no Brasil e no mundo. Entre outros pontos, existe a possibilidade de o exame cobrar o impacto do uso da IA nas produções artísticas atualmente no Brasil. Nesse sentido, vale estudar a opinião de especialistas sobre os dilemas éticos dessa questão.

  • Desastres ambientais no Brasil e suas prevenções e consequências

Em tempos de mudanças climáticas, nunca é demais estudar sobre esse tema antes de realizar o Enem. Em 2024, o Brasil passou por vários desastres, incluindo as fortes chuvas que deixaram um rastro de destruição no Rio Grande do Sul. O que o governo poderia ter feito para evitar que aquilo acontecesse? E o que pode ser feito a partir de agora para que novos desastres não ocorram, considerando o curto espaço no orçamento? Essas são questões que certamente podem servir de base para um bom texto dissertativo argumentativo.

Rio Grande do Sul acabou de passar pelo maior desastre ambiental de sua história. Imagem: Agência Brasil
  • Violência contra o professor: um dos maiores desafios do magistério

Um dos temas que podem ser abordados de diferentes formas no Enem é a violência contra o professor. Como se sabe, esse é um assunto que está em alta no Brasil e que gera um grande debate dentro da sociedade brasileira. Uma dica é estudar o que pode ser feito para resolver esse problema, e se existem diferenciações de graus de violência contra esse grupo trabalhista nas diferentes regiões do país.

  • A importância do Censo

Outra dica importante é tirar uma das semanas que restam para o Enem para estudar os números do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro desses números, existem vários dados que podem basear o seu texto, independente do tema que for pedido. Caso a redação traga a importância do Censo para o futuro do país, o seu estudo será ainda mais necessário.

  • Evasão escolar no Brasil

Por último, mas não menos importante, uma dica é estudar os números da evasão escolar no Brasil. Esse é um tema que sempre está em voga, e que esse ano ganhou uma nova camada com o início dos pagamentos do Pé-de-meia do governo federal.

Até que ponto as medidas que estão sendo tomadas no Brasil estão resolvendo problema? Qual é o atual número da evasão escolar no Brasil, e em que estados precisamos avançar?