O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e os vestibulares possuem a tradição de abordar doenças humanas. Essas poderão ser encontradas dentro das questões de biologia.
O artigo de hoje separou um resumo sobre as doenças mais abordadas por essas provas: a doença de Chagas. Confira!
A doença de Chagas recebe esse nome em homenagem ao pesquisador brasileiro Carlos Chagas, que foi um pioneiro nos estudos sobre essa doença.
A enfermidade, também denominada de tripanossomíase, é muito comum em regiões tropicais, incluindo o Brasil. É possível adquirir essa doença por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro.
A transmissão da doença de Chagas acontece por meio do contato com as fezes do inseto barbeiro. O inseto, ao picar um ser humano, defeca na pele do mesmo.
Se o barbeiro estiver infectado com o protozoário Trypassonoma cruzi, que se hospeda em seu corpo, irá transmitir o mesmo para o humano.
Porém, a transmissão da doença pode ocorrer também de outras maneiras. Podemos citar, por exemplo, o contato direto com sangue contaminado e a transmissão de mãe para filho durante a gestação.
A doença de Chagas é uma doença que afeta diretamente o sistema circulatório dos humanos.
A doença se manifesta em duas diferentes fases: fase aguda e fase crônica. Os sistemas da primeira fase costumam aparecer por volta de duas semanas após a picada do inseto barbeiro.
Dentre as principais manifestações, podemos citar febre alta, manchas vermelhas (especialmente perto da região da picada), dor de cabeça, cansaço, surgimento de ínguas e aumento dos batimentos cardíacos.
A fase crônica, por sua vez, é assim denominada porque o indivíduo pode viver anos contaminado com a doença sem ao menos se dar conta disso.
Dentre os sintomas que se manifestam nessa fase, podemos citar: febre alta, aumento do fígado, aumento do baço, aumento do volume do coração, inchaço, prisão de ventre, emagrecimento, náuseas frequentes e alterações no ritmo do batimento cardíaco.
A doença pode ser fatal nas duas fases. Assim, é importante realizar o diagnóstico rapidamente.
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para realizar a profilaxia da doença, ou seja, para prevenir que a mesma ocorra.
Dentre as medidas profiláticas, podemos destacar: