A mobilidade urbana é muito discutida nas principais metrópoles do mundo. No Brasil, os mais pobres acabam sofrendo com a falta de transporte e infraestrutura adequada.
Por conta disso, o tema mobilidade urbana se tornou a pauta de muitos debates, principalmente entre os governantes.
Afinal é importante oferecer para a população transporte coletivo de qualidade e eficiente, diminuir o fluxo de automóveis nas principais vias de acesso e incentivar o uso de transportes alternativos como as bicicletas.
Todas essas medidas podem mudar positivamente o cotidiano de muitas pessoas, corroborando inclusive para a diminuição da poluição nas grandes cidades.
No entanto, a mobilidade urbana compreende as condições de locomoção das pessoas nos espaços urbanos, ou seja, a mobilidade de automóveis e pedestres através de transporte coletivo ou individual.
Se você está se preparando para o Enem ou demais vestibulares é importante ficar ligado no tema mobilidade urbana. Por isso, selecionamos três documentários sobre o assunto, acompanhe o artigo e fique por dentro.
O documentário mostra o caos do trânsito paulistano que mata milhares de pessoas todos os anos.
A obra reúne depoimentos de vítimas, familiares, assim como registros de acidentes. Para se ter uma ideia, as mortes no trânsito de São Paulo matam mais que muitos conflitos e desastres naturais.
O doc também reúne opiniões de especialistas em trânsitos, médicos, jornalistas, políticos e psicanalistas.
O documentário realiza discussões sobre mobilidade urbana por conta da crise que a humanidade enfrenta e os desafios em relação ao clima, recursos naturais e cidades.
Todavia, a indústria automobilística cresce em um intenso ritmo, por conta disso ciclistas militantes buscam mudanças na mobilidade das cidades.
A obra também mostra os diferentes usos da bicicleta em alguns lugares do planeta.
O documentário surgiu da indignação com o trânsito na cidade de São Paulo. A obra conta a história de 4 moradores da cidade de quatro pontos distantes do centro com sua interação com o transporte público.
O filme mostra a superlotação e o estresse presente no cotidiano de quem precisa utilizar o transporte público.
Além disso, o doc também discute a formação da metrópole e da mobilidade urbana dentro dela, assim como o papel dos automóveis nas grandes cidades.
E então, gostou das dicas? Não deixe de ler também – História Geral: a Independência de Cuba.