Os documentários são de grande valia para aumentar o repertório sociocultural de qualquer um. Nesse sentido, eles são ainda mais importantes para quem vai prestar o Enem, algum vestibular ou concurso.
Além de proporcionar distração e momentos de lazer, os filmes documentais sempre trazem diversas informações quanto a temas da sociedade que são de grande relevância para os exames, pois estes exigem conhecimentos amplos sobre diversas áreas e temas da atualidade e da história.
Muitos documentários trazem datas, fatos históricos, relatos de pessoas que vivenciaram a história etc. Nesse sentido, são uma excelente fonte de conhecimento e ilustram esse conhecimento com imagens que podem ser encenadas ou reais. Veja nossa seleção abaixo!
Em primeiro lugar, apresentamos um filme que traz diversas críticas quanto ao desperdício e ao descarte de alimentos em um lixão chamado “Ilha das Flores”, que dá nome à obra. O documentário mostra todo o processo de produção dos alimentos até o seu descarte. Assim, o filme traz críticas sobre como se dá esse processo no capitalismo, que realça as desigualdades sociais.
A segunda dica, por sua vez, retrata a história da escravidão dos negros no Brasil. Desse modo, o documentário traça um percurso desde a chegada dos portugueses no território até o fim da escravidão. Além de mostrar o porquê de o Brasil ser o último país a abolir a escravidão, o filme traz diversos dados sobre os negros escravizados aqui.
Em Quebrando o Tabu a questão em debate é a das drogas. A ideia desse filme documental é de entender melhor a relação da sociedade com o uso das drogas em todo o mundo. Assim, o longa traz debates sobre as políticas contra as drogas e as possíveis soluções para o problema.
Essa obra tem quase dez anos, mas assim como o documentário anterior, continua sendo atual por conta do tema que aborda: o uso demasiado de agrotóxicos na agricultura, principalmente no Brasil. O documentário traz, então, reflexões sobre o assunto e diversas entrevistas com especialistas da área.
Por fim, apresentamos um documentário no qual se levanta a discussão sobre uma brecha na lei que proíbe a escravidão, exceto em caso de condenação. O filme debate essa brecha para a continuidade do trabalho forçado e mostra as consequências dessa lei para a população negra dos Estados Unidos.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!