Diversifique suas opções no mercado de investimentos

É possível diversificar seus investimentos de modo seguro ao se atentar a alguns pontos importantes. Confira dicas para novos investidores!

É possível diversificar seus investimentos de modo seguro ao se atentar a alguns pontos pertinentes ao mercado de investimentos e à volatilidade inerente às opções oferecidas para o investidor na atualidade.

Diversifique suas opções no mercado de investimentos

Primeiramente, você deve buscar conhecimento sobre as opções oferecidas pelo mercado de investimentos. Isso porque quanto mais opções conhecer, melhores serão suas escolhas. Bem como, essa é uma forma de você se precaver contra golpes e fraudes existentes em todas as vertentes da área financeira.

Sendo assim, busque sempre por plataformas oficiais como o Banco Central do Brasil a Bolsa de Valores (B3), bem como, busque pelo site das fintechs e bancos tradicionais.

Busque por fontes confiáveis 

Além disso, você pode obter conhecimento por meio de profissionais de finanças que se direcionam às pessoas leigas. Podemos sugerir que você conheça o trabalho do especialista Gustavo Cerbasi que possui vários livros direcionados para a pessoa física que deseja se tornar um investidor, bem como, também produz alguns vídeos disponíveis na plataforma do YouTube.

Comece por opções de renda fixa 

É muito importante também que você opte por começar pelas opções de renda fixa. Visto que é possível que você invista valores baixos, entendo o comportamento de cada opção de investimento. 

Além disso, a opção de renda fixa é viável pois é mais segura no sentido de que é possível que você saiba a rentabilidade do seu investimento ao final do contrato.

Considerando a volatilidade do mercado em momentos como esse no qual estamos vivendo, em que a taxa SELIC está elevada, as opções de renda fixa também são investimentos rentáveis.

 Diversifique suas opções

 É relevante que você diversifique suas opções e não invista todo o seu dinheiro em uma única carteira. Assim sendo, você pode criar um processo de faseamento dos seus investimentos para que você invista conforme você aumenta a sua segurança sobre todos os fatores que amparam o mercado dos investimentos.

Não corra da poupança!

 Além disso, é importante que você tenha clareza sobre suas opções, porém, não precisa correr da poupança! Caso você tenha um montante guardado na poupança, você não precisa retirar todo o valor para investir em uma outra opção. 

Planeje suas finanças

Claro que você pode fazer isso, porém, faça isso de uma forma consciente e planejada. Sendo assim, elabore um planejamento financeiro pessoal e verifique a viabilidade das opções. Já que todo investimento envolve riscos, você deve ter plena clareza sobre esse processo.

 Sendo assim, você ainda pode manter a poupança e diversificar uma parte do valor que você possui. Visto que o mais importante é que qualquer que seja a sua decisão, ela seja realmente sua e não influenciada por informações desencontradas. Por isso, é importante que você busque a fonte de suas informações para que seja um novo investidor de forma segura e planejada. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.