Saiba os cuidados do INSS na reabertura das agências

Agências seguem protocolos de segurança para proteger tanto os funcionários quanto os segurados

Nesta segunda-feira (14), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a reabrir gradualmente agências com atendimento presencial. As agências estavam fechadas há meses, por causa da pandemia do novo coronavírus. Com a reabertura gradual, as agências seguem protocolos de segurança para proteger tanto os funcionários quanto os segurados.

Bruno Bianco Leal, secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, afirmou que a premissa básica é a segurança. Na última sexta-feira, foram publicadas as medidas de controle para evitar o contágio da Covid-19. O instituto divulgou, por exemplo, que a temperatura dos segurados será aferida antes da entrada nas unidades.

Se a temperatura estiver acima de 37.5ºC, a indicação é que aguarde alguns minutos e seja feita uma nova medição, preferencialmente com outro termômetro. Se a temperatura alta for confirmada, o segurado não poderá entrar na agência. Deverá ser feita a orientação para que o segurado reagende o serviço. Nesse cenário, é resguardada a data inicial do requerimento para uma futuro concessão do benefício.

Os segurados também só podem entrar nas agências com máscara e após higienizar as mãos com álcool em gel 70%. Se o segurado aparecer numa agência com a máscara rasgada, suja ou úmida, o local oferecerá uma descartável. Os segurados deverão manter distanciamento de pelo menos um metro entre si.

Já os funcionários usam equipamentos de proteção individual, fornecido pelo INSS. Quando o servidor estiver com temperatura que indique febre, deverá procurar um médico e ficar em isolamento em sua casa por 14 dias ou até o resultado do teste indicar que não houve infecção.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.