Saiba o que fazer quando o pedido de contestação do auxílio de R$600 for NEGADO

No app e site, é possível fazer a contestação apenas uma vez

No início do mês, o prazo de cadastro do auxílio emergencial de R$ 600 chegou ao fim. Mas, até agora, ainda há brasileiros aguardando a resposta do cadastro, tanto quem fez pela primeira vez quanto quem está em reanálise. Quando o cadastro é negado, uma das alternativas é fazer uma contestação ao resultado. Mas, mesmo após contestar, alguns podem receber a resposta negativa mais uma vez.

A resposta negativa pode ser dada quando o sistema deseja que alguma informação seja corrigida ou complementada. Em outros casos, o cidadão acredita em que todas as informações dadas estão corretas e mesmo assim o pedido foi negado. Neste caso, é necessário fazer uma contestação. A contestação pode ser feita no site ou app, após o pedido negado, ou por meio da Defensoria Pública.

Para poder contestar, entre as possibilidades estão quando o sistema afirma que o cidadão tem vínculo empregatício, recebe benefício, como INSS ou seguro desemprego ou tem renda maior que o permitido. Ao clicar em “Acompanhe sua solicitação”, a tela irá mostrar o motivo do cadastro ter sido negado. Caso não concorde com o motivo, basta clicar em “contestação”.

Entretanto, a contestação só pode ser realizada uma única vez pelo site e app. Basta confirmar o motivo de contestação e continuar. Os dados serão reenviados para a Dataprev. Por fim, basta acompanhar a nova solicitação pelo app ou site.

Se a contestação for negada, não é possível contestar novamente pelo app ou site. Nesse caso, é possível apenas fazer a contestação pela Defensoria Pública da União. Para isso, é necessário procurar a sede do órgão no município e apresentar a documentação que comprove que cumpre aos requisitos do auxílio. O serviço é gratuito.

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