Saiba o motivo do auxílio de R$600 DESAPARECER da conta digital

Dinheiro do auxílio de R$ 600 ou R$ 1.200 pode sumir da conta

Em coletiva de imprensa, a Caixa Econômica Federal (CEF) explicou o motivo do dinheiro do auxílio de R$600 sumir da conta poupança digital do cidadão.

Na coletiva, uma internauta perguntou ao banco o motivo da segunda parcela do auxílio de R$ 600 ter sido creditada em sua conta digital, mas, no dia em que ela poderia fazer o saque ou transferência, o valor sumiu. Tatiana Thomé, vice-presidente da Caixa, explicou que o auxílio ainda existe, mas foi transferido para outra conta.

O valor do auxílio ficou disponível para uso digital enquanto não chega a data de saque e transferência no calendário oficial. Ou seja, quem pediu que o auxílio fosse depositado em outra conta – e recebeu a primeira parcela nesta outra conta -, terá o valor automaticamente transferido para ela na data em que saque e transferência ficarem disponíveis.

O valor não some, e sim fica disponível na conta originalmente preenchida durante o cadastro.

O auxílio de R$ 600 continua na conta digital para quem não tem conta em nenhum outro banco. Os 10 milhões de cidadãos que têm contas na CEF ou outros bancos, têm o valor depositado automaticamente nelas.

O auxílio de R$ 600 (ou R$ 1.200, para mães chefes de família) foi criado para ajudar a parcela mais vulnerável dos trabalhadores durante a pandemia do novo coronavírus.

Ele é concedido para trabalhadores informais, autônomos, desempregados e microempreendedores individuais (MEIs). O prazo para se cadastrar no programa do governo é dia 3 de julho.

Calendário da 2ª parcela (saque) – Poupança Social e demais públicos

  • 30 de maio (sábado) – nascidos em janeiro
  • 01 de junho (segunda-feira) – nascidos em fevereiro
  • 02 de junho (terça-feira) – nascidos em março
  • 03 de junho (quarta-feira) – nascidos em abril
  • 04 de junho (quinta-feira) – nascidos em maio
  • 05 de junho (sexta-feira) – nascidos em junho
  • 06 de junho (sábado) – nascidos em julho
  • 08 de junho (segunda-feira) – nascidos em agosto
  • 09 de junho (terça-feira) – nascidos em setembro
  • 10 de junho (quarta-feira) – nascidos em outubro
  • 12 de junho (quinta-feira) – nascidos em novembro
  • 13 de junho (sexta-feira) – nascidos em dezembro

Quem pode receber o auxílio emergencial?

O projeto altera uma lei de 1993, que trata da organização da assistência social no país. De acordo com o texto, durante o período de três meses será concedido auxílio emergencial de R$ 600 ao trabalhador que cumpra, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos:

  • seja maior de 18 anos;
  • não tenha emprego formal;
  • não seja titular de benefício previdenciário ou assistencial, beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o bolsa-família;
  • a renda mensal per capita seja de até meio salário mínimos ou a renda familiar mensal total seja de até três salários mínimos;
  • que não tenha recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

O auxílio vai ser cortado caso aconteça o descumprimento dos requisitos acima. O texto também deixa claro que o trabalhador deve exercer atividade na condição de:

  • microempreendedor individual (MEI); ou
  • contribuinte individual do Regime Geral de Previdência Social que trabalhe por conta própria; ou
  • trabalhador informal, seja empregado ou autônomo, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), até 20 de março de 2020, ou que se encaixe nos critérios de renda familiar mensal mencionados acima.

Como pedir o auxílio

Os trabalhadores poderão solicitar o auxílio emergencial de R$600 das seguintes formas:

  1. O cidadão, enfim, no primeiro momento, deve acessar a página inicial oficial do site da Caixa (https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio);
  2. Dessa forma, na página seguinte, são mostrados os requisitos necessários para ter direito ao auxílio emergencial de R$600 a R$1.200;
  3. Após isso, o trabalhador informal deve preencher dados como nome completo, CPF e data de nascimento;
  4. Logo após, será necessário o preenchimento do número do celular para recebimento de um código de verificação por SMS;
  5. Assim chegar por SMS, o código de verificação deve ser colocado no campo “código recebido”;
  6. Após isso, o cidadão deverá informar a renda, o ramo de atividade (as opções oferecidas pelo sistema são Agricultura e Pecuária, Extrativismo/Pesca, Comércio, Produção de Mercadorias, Prestação de serviços, Trabalho Doméstico, Outros), estado e cidade;
  7. Em seguida, o trabalhador escolhe se quer receber em conta já existente ou criar uma poupança digital;
  8. O trabalhador poderá escolher se deseja receber o valor do auxílio em uma conta já existente ou criar uma poupança digital;
  9. Após informar a opção, trabalhador deve fornecer seu documento (RG ou CNH);
  10. Em seguida vêm os dados fornecidos pelo trabalhador;
  11. Em conclusão, na tela final, aparece o aviso de que o pedido do auxílio emergencial está em análise.
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