Risco de segunda onda da Covid-19 aumenta pressão para prorrogar auxílio emergencial

Países da Europa e Estados Unidos já passam pela segunda onda da Covid-19. Esse cenário aumenta a pressão em uma ala do governo de Jair Bolsonaro e no Congresso Nacional para prorrogar medidas de combate à crise gerada pela pandemia do novo coronavírus. Em destaque, aparece a pressão pela prorrogação do auxílio emergencial.

Inicialmente, o pagamento do auxílio emergencial seria encerrado em dezembro. Com atenção ao risco fiscal, a equipe econômica do governo busca uma solução legal para fechar a porta para uma possível corrida de ministérios buscando gastos na reta final de 2020, deixando pagamentos para o ano que vem.

De acordo com o Estadão/Broadcast, a equipe econômica do governo deseja publicar portaria delimitando quais gastos poderão ser pagos em 2021. Esse procedimento será feito para despesas feitas com base no orçamento de guerra e que serão transferidas para o ano que vem. Dessa forma, será criada uma espécie de cinturão de segurança para a gestão fiscal de 2021.

O chamado orçamento de guerra foi aprovado pelo Congresso Nacional para facilitar o aumento de gastos do governo durante a pandemia. A portaria está sendo analisada e deve ser publicada até o dia 15 de novembro. Com ela, somente os restos a pagar processados ficarão de pé para o ano que vem. Gastos não processados não continuarão para os anos seguintes como “restos a pagar”. No caso do auxílio emergencial, em específico, apenas quem fez jus ao programa em dezembro de 2020 poderia receber qualquer valor pendente em 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.