O auxílio emergencial, benefício liberado durante a pandemia do novo coronavírus, foi pago em nove parcelas durante o ano de 2020. Em meio à continuidade do alto número de casos, os parlamentares brasileiros buscam no Congresso Nacional uma volta urgente do benefício em 2021.
De acordo com informações do Correio Braziliense, o senador Alessandro Vieira, do Cidadania, apresentou um requerimento de uma convocação extraordinária que já circula na Câmara dos Deputados e o Senado.
O documento protocolado consta o pedido de prorrogação do estado de calamidade pública com a renovação do auxílio emergencial em 2021. Além disso, o texto aponta uma universalização da vacina contra o coronavírus no Brasil.
A ideia de Vieira, cuja proposta já foi apoiada por alguns parlamentares, aponta que em caso de urgência ou de interesse público relevante, a maioria dos membros do Congresso tem poder de convocar o retorno dos trabalhos. Para isso, o argumento principal para isso estaria sendo publicado dia após dia, com os números de mortes e infectados pela covid-19.
De acordo com o referendo, a crise do coronavírus não estaria nem próxima de seu fim. Segundo informou o Correio Braziliense, Vieira acredita que seria possível estender o auxílio emergencial por mais três meses. Para isso, a ideia é discutir a flexibilização de valores e prazos.
Além disso, o deputado Baleia Rossi, do MDB, também é um defensor da retomada do auxílio emergencial. O parlamentar está disputando a presidência da Câmara.
Seria bom manter o auxílio, mas para todas as pessoas que estão desempregados, pq mesmo as famílias que um só está trabalhando está difícil, pois tudo subiu muito as contas não estão fechando, está bem difícil, por isso não tem nada haver impedir uma mulher de receber o auxílio só pq é dependente de alguém que declarou o imposto de renda nós anos passados, então quem foi dependente pode morrer de fome com os filhos, a necessidade é agora e não no passado, eu mesmo preciso desse dinheiro, pois estou sem emprego
Eu preciso muito deste auxílio emergencial, fui desaposentada depois de 13 anos aposentada por invalidez, não tenho nenhuma renda ,não aguento trabalhar minha luta é muito grande moro de favor minha aposentadoria ainda não saiu, estou numa luta no INSS não tenho nenhuma resposta
O auxílio emergencial tem que continuar pq quase todas as pessoas estão desempregadas e ainda não temos controle do vírus, tem muita gente morrendo e muitos infectados .
Agradeço de todo o meu coração.
Se não. Foce o auxilio.
Nao tava ssobevivendo.
E precesso para continua.
Seria uma boa idéia voltar o auxílio com mais 3meses ou ser estendido até junho mas pra isso estar sendo meio difícil alguns aceitarem porém e um dinheiro que ajudar os mais necessita de levar uma boa alimentação pra sua família e também ajudar aquele pai desempregado qui até mesmo antes da pandemia si virava em bicos pra manter a família e então extendendo a voltar do auxílio emergêncial continuará ajudando muitas famílias brasileiras e com renda baixa e alguns que perderam seus empregos durante a pandemia então#VoltaauxilioEmergencial🙏🙌