Renda Cidadã pode ser oficializado apenas depois das eleições

Márcio Bittar (MDB-AC), senador e relator da proposta sobre o lançamento do Renda Cidadã, afirmou que a versão oficial do programa pode ser divulgada apenas após o período eleitoral. Ao dar entrevista para a Reuters, ele afirmou que “tudo pode acontecer depois das eleições”.

Até agora, o novo programa social do governo tem sido alvo de muito debate entre Paulo Guedes, ministro da Economia, e o Congresso Nacional. Mas ainda não foi encontrada uma forma de financiamento para o Renda Cidadã. Inicialmente, a ideia do governo era tirar o programa do papel em janeiro de 2021. Com o fim do pagamento do auxílio em dezembro de 2020, o novo programa entraria em cena logo em seguida, substituindo o Bolsa Família.

No plano do orçamento de 2021, o governo mostrou intenção de aumentar o valor do Bolsa Família para R$ 5.373 bilhões. O programa atual contempla 13,2 milhões de famílias e o novo benefício pode contemplar outras 15,2 milhões. Bolsonaro também já citou a intenção de aumentar o número de beneficiários em cerca de 8 milhões.

Com campanha eleitoral em andamento, o tema deve voltar a ser debatido após o pleito. Com a possibilidade de segundo turno em várias cidades, o debate deve ser retomado após 29 de novembro. Paulo Guedes já afirmou ainda que os trâmites sobre o Renda Cidadã podem ser prorrogados para dezembro em diante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.