O presidente Jair Bolsonaro reafirmou a ideia de que o auxílio emergencial não será prorrogado. O chefe do executivo confirmou que não será criado um novo programa de distribuição de renda e afirmou que a ideia é “aumentar um pouquinho” o atual programa assistencial Bolsa Família.
De acordo com Bolsonaro, o auxílio pago a vulneráveis por causa da crise provocada pela Covid-19 tem caráter emergencial e o Brasil conta com uma capacidade de endividamento e não pode se “desequilibrar”.
“Quem falar em Renda Brasil, eu vou dar cartão vermelho, não tem mais conversa”, disse Bolsonaro em entrevista ao apresentador José Luiz Datena, da TV Band( o Renda Brasil era o programa previsto pelo Governo para substituir o Bolsa Família).
“Auxílio é emergencial, o próprio nome diz: é emergencial, Não podemos ficar sinalizando em prorrogar e prorrogar e prorrogar”, disse o presidente, acrescentando que “acaba agora em dezembro”.
Ao se referir que agora o foco será o Bolsa Família, Bolsonaro confirmou o que tem falado para a equipe econômica: “Vamos tentar aumentar um pouquinho isso aí.”
O presidente argumentou, ainda, que o país tem que manter as contas em ordem para evitar aumento da inflação, “o imposto mais danoso que existe para todo mundo,” disse ele.
Guedes DESMENTE Bolsonaro e diz que recomendou não dar 13º do Bolsa Família
Paulo Guedes, ministro da Economia, desmentiu o presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que conceder o 13º salário do Bolsa Família em 2020 configuraria crime de responsabilidade fiscal. De acordo com Guedes, seriam dois anos seguidos com o 13º para o Bolsa Família, configurando gasto permanente.
A declaração dada por Paulo Guedes contradiz o que disse o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na última quinta-feira, o presidente do país havia sido que Rodrigo Maia, presidente da Câmara, era o responsável pelos beneficiários do Bolsa Família não terem recebido a 13ª parcela em 2020. Após a declaração do presidente, Maia respondeu que Bolsonaro estava mentindo.
“O episódio, mais um episódio ocorrido no dia de ontem, quando infelizmente o presidente da república mentiu em relação a minha pessoa. Aliás, muita coincidência a narrativa que ele usou ontem com a narrativa que os bolsominions usam há um ano comigo em relação às MPs que perdem validade nessa casa. É a mesma narrativa”, rebateu Maia, afirmando que o governo era o responsável pelo não-pagamento do 13º do Bolsa Família.
De acordo com Guedes, o 13º salário para beneficiários do Bolsa Família em 2019 era promessa de campanha. “No primeiro ano [2019], nós demos [o 13º]. Conforme tinha sido prometido na campanha, vamos dar. Só que, quando entrou o segundo ano, quando a pandemia bateu, essa desorganização fiscal de curto prazo, foi chegando o fim do ano. Observamos que, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, se você der um 13º por dois anos seguidos, está cometendo crime de responsabilidade fiscal pois não houve a provisão de recursos”, afirmou.
O ministro da Economia afirmou ainda que a proposta do pacto federativo não foi aprovado e, por isso, a pasta foi “obrigada” a recomendar que o 13º do Bolsa Família não fosse pago este ano.
A proposta foi enviada ao Congresso no fim de 2019. Ela abria espaço para novas despesas públicas dentro do teto de gastos. “[Se der o 13º] comete crime de responsabilidade e quebra a lei. Desejaríamos dar esse décimo terceiro, desejaria desonerar a folha, mas é um crime de responsabilidade fiscal”, disse o ministro.
Veja também: SAÍRAM! CAIXA paga HOJE auxílio de R$300 e R$600 para ESTES dois novos grupos
As pessoas pensam que não existe Deus pai e Jesus filho. No rolo da vida está escrito. Que tudo podemos naquele que nos fortalece. Eu votei no Bolsonaro. Me arrependo mais já voltei. Sobre o emergêncial afoi um baque muito grande pras pessoas sérias que são as mães solteiras. Como fazer sem emprego pra ajudar seus filhos.?. Tenho vergonha de receber 41 reais de bolsa familia não da pra comprar nem meu gás. Por favor alimenta o bolsa familia pelo menos né.
Infelizmente, a gente não pode fazer nada porque não temos poder pra isso. Mas existe uma pessoa muito poderosa que sempre agiu com justiça e ele tá vendo tudo, Jó 34:12, em breve ele vai ajir. O nosso CRIADOR. temos que esperar nele.
Eles só mexe no nosso bolso e pro bolso deles nem olhão
Quero saber pq o meu e devarias pessoas .o valor do bolsa família baixou .eu recebia 253.00 e agora ta 212.00 a proposta n era aumenta ? E pq baixou ?
Isso é uma vergonha são muitas mentiras nesse país, o bolsa família também é uma vergonhabpelo valor a ser pago pois não dar pra nada, vejo salário de muitos governantes um absurdo de alto, vejo pai de família receber um mero salário cheio de descontos e quando vem receber não chega a 1000 reais, que Brasil vergonhoso onde os ricos sempre tem mais e mais e ainda continua roubando e o pouco que o pobre tem lhe é tirado
Esso é a mais pura verdade são uns ladrão de colarinho branco não dão um prego numa barra de sabão não tem gastos com nada e por fim roubam a nois pobres que pagamos imposto tão alto pra te um sisstema de saúde péssimo
E quem nao recebe bolsa familia faz o que?
Não mudo minha opinião.
Tudo bem. Emergencial é emergêncial. Não pode ser prorrogado. Diz o presidente. Senão quebra o país. Então por que não pode tirar as regalias dessa corja toda. Salário de vocês por nada nessa vida pode mexer. Pode espremer, cancelar, indeferir propostas de programas sociais. Não é verdade? Mexer no Loas, bpc. Cara você já calculou quanto o país iria economizar se pelo menos cortase menos da metade da regalias que essa corja ganha mensalmente. Auxilio creche (pra meu filho não tem vaga),Auxilio moradia (tenta ter um aluguel social e ver se consegue),Auxilio Paletó (tá de sacanagem (.Auxilio faculdade )etc.etc.etc.Soluções existem se essa MERDA DE POLÍTICO pensassem realmente no menos favorecidos. Essa é a minha revolta.