Quer a restituição do Imposto de Renda 2021 antes? Saiba como ter mais chances

A entrega do Imposto de Renda 2021 começou esta semana. Organizar a papelada para deixar o preenchimento dos dados mais rápido e, dessa forma, fazer a declaração no início do prazo é importante. Quem faz o processo no início do prazo tem maiores chances de receber a restituição mais cedo.

Além da possibilidade de receber a restituição mais rápido e o alívio de se livrar da obrigação, quem declara mais cedo também tem mais tempo para corrigir possíveis informações erradas. Se alguma informação não foi preenchida, há maior tempo para correr atrás dos documentos antes do fim do prazo. O programa oficial da declaração foi liberado no fim de fevereiro.

Quem fez a declaração de Imposto de Renda de 2020 provavelmente tem uma cópia do arquivo guardada. Esse arquivo pode ser utilizado para facilitar e deixar o processo de preenchimento em 2021 mais rápido. Quem não tem uma cópia guardada pode pedi-la à Receita Federal.

No caso de quem vai fazer a declaração pela primeira vez, é necessário ter em mãos número de CPF e título de eleitor, dados da profissão e residenciais. Se a declaração for feita em conjunto com o cônjuge, também será necessário o CPF dele. Quem possui dependentes também terá que mencionar os seus CPFs, mesmo se forem crianças. É possível solicitar um novo CPF de diferentes formas.

No caso de empregados, é necessário pedir o informe de rendimentos da empresa. As empresas tinham até o fim de fevereiro para entregá-lo aos funcionários. Quem foi demitido ou trocou de emprego ano passado deve ter em mãos documentos de rescisão, comprovantes de seguro-desemprego e FGTS para agilizar o processo. Aposentados ou pensionistas do INSS devem pedir documento no órgão.

Por fim, instituições financeiras enviam saldos em contas correntes, poupanças e rendimentos em informes. A maioria disponibiliza esse documento online. E vale lembrar dos recibos de médicos, dentistas e outros profissionais da saúde. Com todos esses documentos separados, a declaração fica mais simples e, por isso, a restituição mais cedo vira uma grande possibilidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.