Oposição trava votações na câmara por aumento no auxílio emergencial

Partidos de oposição estão obstruindo a votação para tentar aumentar valor do auxílio

O Plenário da Câmara dos Deputados precisou finalizar a Ordem do Dia e adiar a votação que estava marcada para esta terça-feira (20). O plenário contava com apenas 207 deputados com presença registrada virtualmente.

A obstrução da votação está sendo feita pela Rede, PSOL, PT, PDT, PSB e PCdoB. Esses partidos políticos desejam pautar a Medida Provisória (MP) que irá aumentar o valor das últimas parcelas do auxílio emergencial dos atuais R$ 300 para os originais R$ 600.

O PSDB, Avante, PL e PP, partidos da base, obstruem a votação devido às disputas na instalação da Comissão Mista de Orçamento e a sucessão da Presidência da Câmara dos Deputados. O mandato de Rodrigo Maia, presidente da Câmara, está próximo do fim e a sucessão acontecerá em fevereiro de 2021.

Não foi marcada nova data para sessão deliberativa da casa. “Enquanto não se pautar a MP 1000, seguiremos em obstrução. Não há nada mais importante neste momento do que corrigir esta injustiça. As famílias brasileiras não conseguem colocar comida na mesa e pagar as contas. O Orçamento de Guerra foi aprovado pela Câmara até o fim do ano”, disse Sâmia Bomfim, líder do PSOL.

“Que fique claro quais são os acordos não resolvidos. Certamente não é por conta da MP 1000. Está retirando dinheiro do SUS, da Educação, da Ciência e Tecnologia. O teto de gastos impede que o recurso vá aonde precisa”, disse Jandira Feghali, vice-líder da minoria, sobre a defesa do aumento do auxílio emergencial e falta de debate sobre o Orçamento de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.