Na última segunda-feira (30), o dinheiro do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que não foi retirado retornou às contas vinculadas do benefício. De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), foram devolvidos R$ 7,9 bilhões. O dinheiro que retornar às contas vinculadas pode levar até sete dias corridos para ser processado.
O saque emergencial do FGTS foi criado pelo governo para amenizar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus, que diminuiu ou acabou com a renda de milhares de trabalhadores brasileiros. Essa quantia foi transferida automaticamente para contas poupanças sociais digitais.
Quem não quisesse receber o recurso, precisava avisar à Caixa dez dias antes do prazo de depósito. No caso de quem não queria mas não avisou ao banco, bastava aguardar até o dia 30 de novembro para o dinheiro voltar à conta vinculada automaticamente.
Mas a legislação também permite que o trabalhador mude de ideia e decida retirar o dinheiro do FGTS emergencial. Neste caso, o trabalhador tem até o último dia de 2020 para fazer o pedido à Caixa. “Caso o trabalhador queira receber o valor, poderá realizar a solicitação pelo aplicativo FGTS até o dia 31/12/2020. O valor será creditado na poupança social digital e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem”, informou o banco.
Boa tarde
Então, é interessante ter essa extensão do prazo para sacar o FGTS emergêncial, mas quero saber sobre a situação dos milhares ou Milhões de trabalhadores que foram como eu vítimas do golpe no app Caixa Tem, a fragilidade na segurança do app Caixa Tem permitiu que terceiros (Hackers Bandidos) acessarem a área de login e criarem email e telefone que não condiz com o do trabalhador. No meu caso específico eu fui na agência no dia 30 de outubro depois de tentar acessar o Caixa Tem baixado em 17 de outubro e não ter permissão prá acesso, e com a msg para procurar uma agência, depois de 5 tentativas frustradas pelo horário reduzido de atendimento consegui na 6° vez saber que tinha levado o golpe e o funcionário fez a Contestação e chegou um SMS prá mim dizendo que teria 30 dias para receber uma resposta, o que não ocorreu até hj dia 1° de dezembro. Assim fico imaginando o descaso da Caixa através do seu presidente @PedroGuimaraes, do Ministro da Econômia @PauloGuedes e do Presidente do Brasil @JairMessiasBolsonaro com a situação causada pelo setor de criação de Apps da TI da Caixa Econômica Federal. Precisamos de uma resposta e devolução do nosso dinheiro que foi descaradamente ROUBADO e a CAIXA não está querendo devolver e assumir o erro grotesco de permitir a troca de informações que só o trabalhador e a Caixa deveriam ter acesso. Absurdo, usaram meu FGTS emergêncial de 1.045 reais para pagar 2 boletos, um de 600 reais e outro de 445 reais e só fiquei sabendo mais de um mês depois (o pgto foi feito no dia 17 de setembro, quando eu nem cogitava baixar o app Caixa Tem) baixei no dia 17 de outubro após orientação por telefone de uma atendente da Caixa Econômica Federal. Peço que vcs ou outros sites massifiquem matérias sobre a situação prá pressionar a Caixa a fazer o certo que é devolver nosso dinheiro.
Sem mais
Obrigado Notícias Concurso
Marcelo Hilário Barbosa