Mais de 530 mil pedidos na fila do INSS são de benefícios assistenciais

Dos 1.760.368 pedidos na fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estavam em análise em dezembro do ano passado, 534.848 eram sobre benefícios assistenciais (BPC) e 277.470 eram de benefícios por incapacidade, como aposentadoria por invalidez e auxílio doença. Os dados foram divulgados pelo G1, após divulgação do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).

Entre o total, 1.273.912 aguardavam a primeira análise do INSS. Outros 486.456 estavam em exigência, no aguardo dos documentos dos segurados. Entre os pedidos, há 442.483 sobre o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência e 89.088 sobre o Benefício Assistencial ao Idoso.

O Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência diz respeito a mais da metade dos pedidos que estão na fila aguardando documentação. Eles representam 241,7 mil dos 486,4 mil. A aposentadoria por tempo de contribuição aparece em seguida, com 43,1 mil.

Em seguida, aparece a pensão por morte urbana, com pouco mais de 41,4 mil, o auxílio doença previdenciário, com mais de 25,2 mil, e a aposentadoria por idade rural, com mais de 23,6 mil. O IBDP não recebeu os números por benefícios na fila entre os que estão esperando a primeira análise.

Até o dia 22 de março deste ano, o INSS terá 1.383 servidores trabalhando de forma inclusiva para analisar os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para idosos, pessoas com deficiência e trabalhador portuário avulso. A força-tarefa que foi anunciada pelo órgão terá servidores de todas as regiões do Brasil com o objetivo de diminuir o estoque de pedidos do BPC. O foco será nas avaliações sociais.

O órgão divulgou ainda que está aumentando a quantidade de servidores na análise e concessão de pedidos, diminuindo, dessa forma, o tempo de concessão de estoque de pedidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.