Liberado! Governo federal aprova auxílio emergencial em 2021 para 196 mil pessoas

O auxílio emergencial foi liberado para mais 196 mil beneficiários em 2021. A liberação foi dada por meio do Ministério da Cidadania. De acordo com informações da pasta, a liberação ocorreu para quem entrou com pedido de contestação em novembro e dezembro. Segundo dados oficiais, com isso o Governo vai gastar 248,6 milhões a mais com o benefício neste ano.

De acordo com informações do Governo, terão direito a uma ou mais parcelas os trabalhadores que fizeram a contestação no período de 7 a 16 de novembro e de 13 a 31 de dezembro de 2020. Além disso, terão direito ao pagamento reavaliado agora em janeiro, decorrente de atualizações de dados governamentais.

Governo libera auxílio emergencial em 2021

O auxílio emergencial foi liberado para mais de 190 mil pessoas. Entretanto, o quantitativo de parcelas que cada beneficiário irá receber não será o mesmo. A maioria delas, um total de 78,3 mil, vão receber somente a quinta parcela.

Sendo assim, somente a minoria, ou seja, 8,3 mil vão receber a segunda, terceira, quarta e quinta parcelas do auxílio emergencial. Já, 40,9 mil vão receber as três últimas parcelas e 68,1 mil receberão a quarta e quinta parcelas.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a liberação do auxílio emergencial para o grupo de pessoas será no dia 28 (quinta-feira), que receberão de uma vez o valor de todas as parcelas e poderão fazer qualquer tipo de transação bancária (saque, transferência e pagamentos via aplicativo).

No caso de dúvida, o trabalhador poderá saber se terá direito ou não ao pagamento no aplicativo do auxílio ou no site da Caixa Econômica Federal.

Nesta quarta-feira, 27 de janeiro, a Caixa confirmou que vai liberar o último saque do auxílio emergencial para aqueles que

  • nasceram em DEZEMBRO, estão no sexto lote de aprovados e receberam a 5ª parcela em 25/11.
  • fazem aniversário em DEZEMBRO, estão no sétimo lote de aprovados e receberam a 4ª parcela em 25/11 e a 5ª parcela em 14/12.
  • nasceram em DEZEMBRO, que fizeram a contestação entre os dias 20 de julho e 25 de agosto e receberam o crédito da 3ª parcela em 25/11 e da 4ª e 5ª parcelas em 14/12.
  • fazem aniversário em DEZEMBRO, que tiveram a inscrição reavaliada em outubro e receberam o crédito da 2ª parcela em 25/11 e da 3ª, 4ª e 5ª parcelas em 14/12.
  • nascidos em DEZEMBRO, que tiveram o pagamento reavaliado em novembro e que não receberam nenhuma parcela.
  • por fim, a Caixa vai liberar o auxílio emergencial para os que nasceram em DEZEMBRO e que receberam a 1ª parcela em abril.

Auxílio emergencial em 2021 para os demais

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a prorrogação do auxílio emergencial para 2021. O chefe do executivo federal, após longo período sem tocar no assunto, negou que exista uma ideia de prorrogar o benefício neste momento no Brasil. A declaração de Bolsonaro foi dada para apoiadores na última segunda-feira (25), em Brasília.

Na conversa, um dos apoiadores do presidente perguntou se ele era a favor da prorrogação do benefício em 2021. Bolsonaro respondeu dizendo que lamentava a quantidade de pessoas que estavam passando necessidade no Brasil.

No entanto, ao mesmo tempo, ele disse que não podia fazer muita coisa. Segundo ele, o país não pode gastar muito mais neste momento. Então por essa lógica o país não teria condições de pagar as parcelas para a população.

“A palavra é emergencial. O que é emergencial? Não é duradouro, não é vitalício, não é aposentadoria. Lamento muita gente passando necessidade, mas a nossa capacidade de endividamento está no limite”, disse ele.

A fala do presidente acontece alguns dias depois que os seus candidatos à presidência da Câmara e do Senado ventilaram a possibilidade de criação de um novo auxílio. Essa postura acabou irritando diversos setores do mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.