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INSS: R$1.045 será liberado automaticamente em SETEMBRO; veja quem recebe

Entre esse processo está o Benefício da Prestação Continuada (BPC/Loas), voltado ao cidadão idoso ou deficiente de baixa renda.

O Instituto do Seguro Social (INSS) confirmou que iniciará o processo de implantação automática de benefícios assistenciais concedidos pela Justiça. A previsão é que isso comece a partir de setembro. Entre esse processo está o Benefício da Prestação Continuada (BPC/Loas), voltado ao cidadão idoso ou deficiente de baixa renda.

A iniciativa, uma parceria do INSS com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem objetivo principal trazer celeridade nos pagamentos aos segurados que ganham ações judiciais.

Em nota, a autarquia federal disse que “[..] está focando nos benefícios assistenciais e tem trabalhado para fazer a interligação com os sistemas da Justiça. Esta primeira fase de interligação está prevista para setembro”.

Processos automatizados

O atendimento referente a uma demanda judicial é feito, atualmente, por diversos servidores do INSS. Agora, com a interação dos sistemas, as concessões se tornarão mais automatizadas, o que gerará uma redução no tempo gasto durante essas análises, além de afastar possíveis erros no suporte da demanda.

De acordo com informações da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Peres, o magistrado poderá emitir, agora com os processos já informatizados, uma ordem de implantação ou restabelecimento de benefícios diretamente ao INSS para o cumprimento da decisão pela autarquia federal.

A partir da automação, uma ordem judicial que levaria meses para ser atendida, agora demorará algumas horas. No começo de 2020, cerca de 200 mil decisões judiciais estavam pendentes para o cumprimento pelo INSS. Em muitos casos, os prazos já haviam expirado. Com a automatização, a expectativa é que os processos se tornem mais ágeis e também seguros.

Reabertura das agências

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomou o atendimento presencial das agências pelo país na última segunda-feira (14). A reabertura aconteceu após o funcionamento do órgão ficar parado por meses por conta da pandemia do novo coronavírus.

“A reabertura das agências se mostra indispensável para que parte da população que necessita dos serviços presenciais não seja prejudicada, especialmente neste momento de pandemia”, disse o INSS, em nota.

O secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, explicou que as atividades presenciais nas agências serão retomadas de forma gradual. “Nem todos os serviços estarão disponíveis”, afirmou.

Ainda, o secretário ressalta que, o atendimento nas agências será realizado mediante prévio agendamento, sendo pelo aplicativo “Meu INSS” ou pelo telefone 135.

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10 Comentários
  1. Mauro Rodrigues Diz

    INSS faz o cidadão trabalhador de palhaço, fiquei pendurado por quase 1 hora por 3 dias consecutivos, e qdo sou atendido a atendente fala que não pode finalizar minha solicitação alegando que o sistema esta inoperante, isso é uma vergonha, simplesmente não acredito nessa resposta, trabalhei minha vida inteira e agora que preciso do benefício que tenho mais que direito sou tratado como um nada. Por favor algum nos ajude.

  2. Mauro Rodrigues Diz

    INSS lixoooo, faz o cidadão trabalhador de palhaço, fiquei pendurado por quase 1 hora por 3 dias consecutivos, e qdo sou atendido a atendente fala que não pode finalizar minha solicitação, isso é uma vergonha, trabalhei minha vida inteira e agora que preciso do benefício que tenho mais que direito sou tratado como um nada.

  3. Divino Pereira da Silva Diz

    quero saber se tenho o décimo terceiro salário

  4. Divino Pereira da Silva Diz

    eu tenho o décimo terceiro salário

  5. Valdenir Martins Diz

    Será q é por isso q a folha de pagamento virou antes da data ,??por causa desse pagamento?

  6. Jucineia Diz

    Esse sistema do INSS é um lixo.
    Deveriam descontar dos servidores que não compareceram para trabalhar na reabertura do INSS, desrespeito com os cidadãos que foram para sua perícia e não pode fazer. Isso porque somos nós quem pagamos esse sistema que por sinal é horrível

  7. Lucilene tiago de souza Diz

    Meu nome é Lucilene tiago de souza tenho um filho de 13 Anos ,que não conssegui a pensão ,porq o pedido foi arquivado.tenho uma filha de 18 anos ,que tem apresentado sintomas de depresão.eu tenho 43 anos dei entrada au beneficiul do louas o qual me negarao porem recori 3 vezes .e foi negado por mortivos inapropriado que posso trabalha ,tomo rivotril ,e paroxisetina .para amenizar os sintomas,tenho que ser pai e mãe.isso ja me levou a humilhacoes horivel para não ver eles peresserem.Quando tenho crises elas variam de 40 dias a 1 mes ,nao posso passa precao piscologica ,e os meus filhos que estao com sintomas de depressao ,pois eles presenciavao um relacionamento abusivo ,pois suportei por medo deles passarem fome .medo de falta casa propria , porq toda vez que separava tinha que pagar aluguem ,visto que ele era dono da casa ,e mesmo alcoolotra ele era trabalhador.e eu tambem tinha medo de ser abusado ,pois ja passei por abuso sexissual.por favor me ajude pouis nao tenho mas saude.

  8. Edna Diz

    Estou esperando ah 2 anos ja tenho mais de 60 anos,e contando com a escravidao desde os 10 anos começando a trabalhar na roça da mais de 30 na luta.
    Ninguem liga pra gente.eles ganham bem pouco se impprtam com os outros.

  9. Roberto Diz

    rEngraçado! Fez o maior carnaval para que fosse contratados ns funcionários públicos federais e militares aposentados, para dar apoio e promover a vazão dos diversos pedidos de auxílios e aposentadorias em atrasos. Mas, até agora nada de chamá-los. Será que foi só enganação?

  10. Lilian Regina bengivenga da Silva Diz

    E muito bom

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