INSS mantém suspensão da exigência da prova de vida até fim do mês

Medida vale até 31 de outubro e, até agora, não há intenção de que seja prorrogada

Foi decidido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que, até 31 de outubro, não será suspenso o benefício de segurados que não realizaram prova de vida durante a pandemia do novo coronavírus. O instituto não manifestou intenção de prorrogar o prazo após essa data.

Segundo o INSS, os aposentados, pensionistas e beneficiários que não comprovam a vida há mais de um ano podem ter os benefícios suspensos, no caso do procedimento não ser realizado. Depois de seis meses, o pagamento é paralisado pela instituição. O agendamento pode ser realizado pelo aplicativo Meu INSS.

Em março, por causa da pandemia do novo coronavírus, o INSS suspendeu a rotina de bloqueio, suspensão e cessação por falta de prova de vida. Até agora, esse prazo chegará ao fim no dia 31 de outubro. “Os procedimentos citados vão até a competência setembro. Logo, pagamentos efetivados em outubro, ainda ficam sem a possibilidade de suspensão por falta da fé de vida”, disse o INSS em nota, segundo o portal Metrópoles.

“Portanto, como dito, não haverá bloqueio até o fim deste mês, conforme a portaria 933, de 14/09/2020. Contudo, o beneficiário que quiser e puder, não há impedimento em realizar o procedimento”, continuou, em nota.

Os beneficiários do INSS devem ficar atentos, pois as suspensões já devem ser iniciadas em novembro. Dessa forma, quem ainda não fez prova de vida e tem a próxima competência para ser recebida após este mês, pode ficar com o pagamento suspenso já a partir do mês que vem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.