Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

INSS: Governo vai pagar benefício automático de R$ 1.045 no mês que vem

A iniciativa, uma parceria do INSS com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem objetivo principal trazer celeridade nos pagamentos aos segurados que ganham ações judiciais.

O Instituto do Seguro Social (INSS) confirmou que iniciará o processo de implantação automática de benefícios assistenciais concedidos pela Justiça. A previsão é que isso comece a partir de setembro. Entre esse processo está o Benefício da Prestação Continuada (BPC/Loas), voltado ao cidadão idoso ou deficiente de baixa renda.

A iniciativa, uma parceria do INSS com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem objetivo principal trazer celeridade nos pagamentos aos segurados que ganham ações judiciais.

Em nota, a autarquia federal disse que “[..] está focando nos benefícios assistenciais e tem trabalhado para fazer a interligação com os sistemas da Justiça. Esta primeira fase de interligação está prevista para setembro”.

Processos automatizados

O atendimento referente a uma demanda judicial é feito, atualmente, por diversos servidores do INSS. Agora, com a interação dos sistemas, as concessões se tornarão mais automatizadas, o que gerará uma redução no tempo gasto durante essas análises, além de afastar possíveis erros no suporte da demanda.

De acordo com informações da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Lívia Peres, o magistrado poderá emitir, agora com os processos já informatizados, uma ordem de implantação ou restabelecimento de benefícios diretamente ao INSSpara o cumprimento da decisão pela autarquia federal.

A partir da automação, uma ordem judicial que levaria meses para ser atendida, agora demorará algumas horas. No começo de 2020, cerca de 200 mil decisões judiciais estavam pendentes para o cumprimento pelo INSS. Em muitos casos, os prazos já haviam expirado. Com a automatização, a expectativa é que os processos se tornem mais ágeis e também seguros.

Reabertura das agências

O INSS publicou no Diário Oficial da União uma portaria que adia, novamente, a reabertura gradual de suas agências físicas em todo país. Devido à pandemia do novo coronavírus, a reabertura foi adiada para o próximo dia 24. 

A Portaria 36 resulta de uma decisão conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, e do INSS. O retorno estava previsto para o dia 03 de agosto.

O instituto informou que os serviços continuarão a ser feitos, exclusivamente de forma remota, até o dia 21 de agosto, através da Central Telefônica 135, pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS. Após a reabertura das agências, o atendimento remoto terá continuidade. 

Veja também: O que se sabe até agora sobre o pagamento do 14º salário no INSS em 2020

Leia Também:

38 Comentários
  1. Andreia Diz

    Estou em tratamento contra um câncer fui negada pelo perito agpra conseguir o recurso ao meu favor e a agora só falta a Boa vontade do inss voltar p meu benefício estou dez de Janeiro sem meu benefício

  2. Dalva Laura Santana Da Silva Diz

    Sim,nós sabemos quando temos pessoas com deficiência em casa…é quando estamos em um patamar onde não têm empregos para mulheres com idade aos 45 anos até chegar a aposentadoria para mulheres com 50 anos….têm que reavaliar esse artigo que criou a aposentadoria para as mulheres de 50…têm que ser aos 45 anos…já fomos jovens também…estou no bico do corvo…com dor.😫 que

  3. Cintia Diz

    É quem é deficiente físico, que amputou uma perna a mais de 30 anos,deu entrada na aposentadoria e não consegue porque depende da perícia, isso é um absurdo, faça perícia online,ou aceite a do outro processo que foi realizado é deu deficiência leve,ou cruze os dados,sempre declarou IRRF como pcd.

  4. Jacy Diz

    Concordo com todos os comentários. Minha mãe ,contribuiu por 20 ou seja , o INSS recolhia , e ainda pagava outro INSS avulso . Resultado !!Perdeu todo esse dinheiro, e se aposentou com salário mínimo, enquanto muitos q nunca contribuiram se aposentam sem fazer muitos esforços. Vejo pais e mães de família ,que tbm contribuiram por muito tempo ,mas devido algum tipo de acidente , não tiveram condições de voltar ao trabalho ,tem tanta dificuldades para se encostarem ….Esse é o nosso país ,vergonhoso !!! Um absurdo!!

  5. Dimarães Diz

    Bom dia eu também perde a perna no acidente de moto tenho três filhos não posso mais trabalhar estou passando necessidade de entrada no BPC no dia 4 de dezembro 2019 até agora não me deu resposta nenhuma muito triste isso

    1. Janine de moura firmino peres Diz

      Tenta o auxilio doença.. você acessa o inss

  6. Ana Diz

    Cadê o 13 salário de quem recebe o BPC?

    1. Paulo Diz

      Só quero saber da perícia presencial , pois me afastei por 3 meses e não recebia nada , já voltei a trabalhar e quero receber o que me devem

  7. Ana Diz

    Cadê o y13 salário de quem recebe BPC?

  8. Rosiclea Diz

    Meu esposo e estrangeiro e trabalha na minha cidade pagã meu,e ainda não recebeu nada.eles dão dinheiro a quem nunca trabalhou.nao entendo essa putaria.

  9. Ana Carolina Diz

    Gostaria de saber quando eles vão aprovar uma nova lei que foi criada pra esse periodo de pandemia sobre auxílio maternidade. Nós mães estamos preocupadas de ter que voltar a trabalhar e acabar pegando o corona.

  10. ABELARDO FADA SOARES Diz

    Boa noite, estou aguardando desde novembro do ano passado, o benefício do meu filho de 4 anos, até o momento já enviei o laudo e receita pelo app do INSS e até agora nada.

  11. Gilvan Diz

    E o meu q foi cortado em 2013 cera q vai volta o meu beneficio

  12. Mídia Diz

    Injustiça escancarada, ninguém pensa nas mães q se dedicam uma vida inteira pra cuidar dos filhos com necessidades especiais, quando eles vão embora o benefício vai junto, não pensam q essas mães não tem nenhum preparo p se sustentar,e a maioria são abandonadas pelos parceiros que nem pensão pagam,eu penso em um sério projeto sobre isso.

  13. Leni Diz

    Quem recebe auxílio acidente que é uma indenização do inss pq não teve nenhuma ajuda do governo e ficam pagando auxílio para pessoas que nunca contribuíram, acho isso um absurdo negarem auxílio para quem precisa fez o cadastro e não é aprovaram! Alguém aí???

    1. Dalva Laura Santana Da Silva Diz

      Vamos mulheres lutar por uma aposentadoria aos 45 anos…trabalhamos todo dia….nossa responsabilidade é imensa….bora lutar…mulheres guerreiras 🤱👸🤩🥰👩‍🔧👩‍🏭👵👩‍⚕️👩‍🎓👩‍🍳👩‍🌾👩‍💼👩‍🎨👩‍🚀👩‍✈️👳‍♀️👷‍♀️💂‍♀️🧕🤰💁‍♀️🙋‍♀️🤦‍♀️💇‍♀️💆‍♀️🏃‍♀️💃🧘‍♀️🚣‍♀️🚴‍♀️👨‍👩‍👧‍👦👨‍👩‍👦‍👦👨‍👩‍👧‍👧👩‍👦👩‍👦‍👦👩‍👧👩‍👧‍👦👩‍👧‍👧✌🤲🙌queremos casa em nosso nome…quem é a cuidadora somos nós….chega da um basta…muitas se foram com a pandemia…esperamos resultados para 2021….um olhar para todas mulheres do Brasil. 👏👏👏👏

  14. David Diz

    É tanto benefício que tem uma minoria desempregada que não quer mais procurar emprego, tá bom assim né? Adivinha quem ta pagando essa conta?

  15. Viviane Gomes dos Santos Diz

    Rua luan branca

    1. Anesio aparecido de Azevedo Diz

      Desde 2016 venho lutando na justiça pra conseguir o que é meu por direto adquirido uma convesao de tempo em uma das empresas no qual eu trabalhei nos anos 90 sendo que no meu prosseco Costa tanto no ppp como no antigo sb 40 ruído bem acima do permitido e mesmo assim estou aí aguardando uma boa vontade tanto tanto da justiça como do inss difícil a gente ficar a mercê de pessoas que venha nos fazer justiça. .farei 60 anos sem contar com esse meu direito que fiz por merecer hoje tenho 34 anos de recolhimento. .

  16. Osmar Back Diz

    prioridade para LOAS e boa quem nao contribuiu recebe quem contribuiu pode passar fome entao vou pedir meu dinheiro devolta a contribuicao e vo me apisrntar pelo loas nao to falando que nao merecem

    1. Fabia Diz

      Oi senhor osmar não fale assim tem muitas pessoas do bpc quer realmente precisa do Amparo exclusivo eu mesma

      1. Dimarães Diz

        É verdade eu também já contribui mas foi 3 anos atrás pra o INSS não estou mais assegurado então tem que ser no BPC

      2. Dalva Laura Santana Da Silva Diz

        Sim,nós sabemos quando temos pessoas com deficiência em casa…é quando estamos em um patamar onde não têm empregos para mulheres com idade aos 45 anos até chegar a aposentadoria para mulheres com 50 anos….têm que reavaliar esse artigo que criou a aposentadoria para as mulheres de 50…têm que ser aos 45 anos…já fomos jovens também…estou no bico do corvo…com dor.😫

    2. Rose Diz

      Nao se trata de merecer..eu entedo o que voce diz…..o que acontece é que hoje o pessoal vai ter que trabalhar mais do que trabalhava pra receber sua aposentadoria um dia,,,,se é que ate la,nao vao inventar mais obstaculo…e se é que vao estar vivos né….esse negocio de trabalhador ser obrigado pagar previdencia tem é que acabar….tem que ser opcional…..eu conheço um monte de pessoas que estao recebendo 2 salarios e nunca pagaram nada…nao concordo com isso…..

      1. Ana Diz

        Cadê o 13 salário do deficiente? É Mais do justo. Nós precisamos muito. Quem tem BPC é mais do quê merecedor.

      2. Maria Adelaide da Cunha e silva Diz

        Dei entrada pensão por morte do meu marido,caiu em uma exigência, qual não consigo cumprir por não ter uma senha que exigem, várias pessoas tentaram e não conseguem inclusive advogado próprio do INSS, acho uma falta de respeito com todos. Tudo já abril até os shopping p oirqu o INSS não. Como proceder, se não consigo essa bendita senha. Dei entrada em dezembro de 2019. Isso é um desrespeito.

  17. Nilber Tiago Reis de Oliveira Diz

    Como fica quem tinha perícia inicial,presencial marcada pela firma que era na abertura do 13/07 e agora sem resposta e sem ganhos.

    1. Jefferson Diz

      Olá boa noite eu gostaria de saber se eu tenho direi a este aumento também

      1. Samuel Peixoto paim Diz

        Os que ja fizerao cadastro dois documentos de cinco vezes como me u caso tem que nao más pendencia menhuma más sobre entrega de documentos

    2. Tania Regina campos Diz

      Gostaria de entender o INSS paga o loas para quem nunca contribuiu e para quem contribuiu 25anos de trabalho e parou de trabalhar por dificuldade de encontrar e faz sessenta anos da entrada na aposentadoria por idade e tbm recebe um salário.Acho injusto deveria ter um valor para cada situação,não que o idoso ou deficiente não mereça deveria ter uma tabela para cada caso para quem contribuiu.

  18. Graciete Reis Diz

    Gostaria de saber mais em relação aos cursos oferecidos

    1. Rosiclea Diz

      Me desculpa lugar errado

      1. MARCIO RODRIGO BATISTA Diz

        Eu passei por uma cirurgia da coluna em março, por causa da pandemia não tive perícia médica e estou sem rever meu benefício até agora, isso é um total descaso pois sou pai de família é me vejo em.uma situação constrangedora por estar com dívidas acumuladas e não poder honralas e muito menos comprar alimentos básicos aos meus filhos

  19. Pedro Fernandes Da Silva Junior Diz

    Porque sai ajuda para todo mundo, e o pilantra do Maia não põe em votação a suspensão dos empréstimos consignados dos aposentados. E mais uma sacanagem desse governo comprometido com banqueiros, libera dinheiro até para presos, assassinos e os aposentados ficam passando fome

    1. Sandra Diz

      Eu estou afastada da empresa desde de Março 2020 por incapacidade de trabalhar. Até agora não tive perícia presencial. Não recebi nenhum dinheiro, nem da empresa, do governo, e nem do INSS. O que faço, estou a ponto de me desesperar.

      1. MARCIO RODRIGO BATISTA Diz

        Isso é desumano minha amiga , a gente não tem valor algum para esse governo ,pois na hora de descontarem da gente o valor em.folha é rapidão,Mas quando a gente precisa deles ficamos a ver navios!!!

  20. Kátia Cristina de Souza Diz

    Nossa Senhora do ó pernambuco
    CEP 55590000

    1. Maria mercês b olibeira Diz

      Tenho bolsa família e 65 anos recebo o loas a partir de outubro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?