INSS: Comprovação de vida de aposentados e pensionistas é suspensa até setembro

As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas.

Como forma de evitar a propagação do coronavírus, o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos está suspenso até 30 de setembro. O prazo acabaria no próximo dia 16.  

A instrução normativa do Ministério da Economia com o adiamento foi publicada na última quinta-feira (09) no Diário Oficial da União. As visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março, também continuam suspensas. 

De acordo com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, 700 mil pessoas serão afetadas pela prorrogação. No entanto, a instrução normativa informa que a suspensão não irá prejudicar o pagamento dos benefícios. 

comprovação deve ser feita todos os anos, no mês do aniversário do beneficiário para a manutenção do pagamento do benefícioPara a prova de vida, é necessário o comparecimento do segurado ou de algum representante legal ou voluntário à instituição bancária onde saca o benefício.  

Desde ano passado, a comprovação pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica e, nesse caso, os documentos devem ser anexados e enviados eletronicamente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.