Guedes: auxílio emergencial pode retornar para parcela de brasileiros

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou nesta semana que o auxílio emergencial pode retornar. Porém, caso uma nova liberação seja feita, o valor não será liberado para todos os brasileiros que receberam o benefício  no ano passado. Em 2020, o benefício foi pago aos trabalhadores informais.

De acordo com o ministro, somente metade das pessoas que tiveram direito ao auxílio em 2020 receberão o benefício novamente. A declaração foi dada durante um pronunciamento de Guedes ao lado do novo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Guedes confirmou que o pagamento do auxílio emergencial estará de volta em um ambiente de maior fortalecimento da saúde fiscal do Brasil. Ademais, ele confirmou que a volta do benefício depende do acionamento de “cláusulas necessárias”

A liberação do auxílio emergencial fez parte de um conjunto de medidas tomada pelo Governo Federal com o objetivo de amenizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Foram cinco parcelas de R$600 e quatro parcelas de R$300.

Segundo Rodrigo Pacheco, recém-eleito ao cargo de presidente do Senado, ainda há uma preocupação aos que estão em situação mais vulneráveis do Brasil.

Hoje, o país enfrenta uma segunda onda de infecções e mortes provocadas pela Covid-19. “A pandemia continua e agora eu vim ao ministro da Economia, Paulo Guedes, externar o que é a preocupação do Congresso Nacional […], que é uma preocupação em relação à assistência social, a um socorro que seja urgente, emergencial, para poder ajudar a camada mais vulnerável”, revelou o presidente do Senado.

Guedes, em seguida, disse que o auxílio emergencial é necessário para muitos brasileiros. “O auxílio emergencial, se nós dispararmos as cláusulas necessárias, dentro de um ambiente fiscal robusto, já mais focalizado – em vez de 64 milhões, pode ser a metade disso, porque a outra metade retorna para os programas sociais já existentes –, isso nós vamos nos entender rapidamente porque a situação do Brasil exige essa rapidez”, disse.

Ainda, durante o encontro, o presidente eleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), debateu sobre o risco fiscal do Brasil.

Guedes disse que, caso a pandemia avance e ameace o Brasil ainda mais, o governo federal já sabe como reagir. “Vamos retomar as reformas ao mesmo tempo [em que a vacinação contra a Covid-19 está em curso] porque a saúde e a economia andam juntas”, disse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.