Atualmente, o governo prepara a migração do cartão cidadão, meio de pagamento do Bolsa Família, para a poupança social digital da Caixa, que foi utilizada para concessão do auxílio emergencial.
A medida também reforçará um ativo da Caixa, que será usado a seu favor em futura abertura de capital das suas operações digitais.
De acordo com um documento interno do Ministério da Cidadania, a transição envolverá a prorrogação de um contrato firmado em 2019, até abril do ano que vem, ao custo de 210,9 milhões de reais.
O novo valor considerou características específicas do Bolsa Família e do seu público, que continuará a buscar canais físicos para a realização dos saques do benefício, o que implica mais custos para o banco em relação a transporte de dinheiro e remuneração paga a lotéricas.
A finalidade da poupança digital é disponibilizar aos beneficiários serviços que já valiam para o cartão cidadão da Caixa, como saques no próprio banco, em agências lotéricas ou caixas eletrônicos.
Com isso, os clientes vão contar com os recursos do banco digital da Caixa, podendo realizar transações e pagamentos de contas pelo aplicativo numa conta que não cobrará tarifa.
“Muitos recebiam o Bolsa Família, mas não tinham conta em nenhum banco. Agora têm uma opção a mais. De graça. E quem usar o banco digital, será uma despesa menor para a Caixa e para o governo”, afirmou uma das fontes.
Guedes revela plano para o Bolsa Família
Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou que o plano do governo para o auxílio emergencial é encerrá-lo em dezembro deste ano, com retorno ao Bolsa Família como programa de transferência de renda.
“A resposta hoje, se você perguntar assim, qual o plano para o auxílio emergencial? Remoção gradual… acaba o auxílio emergencial. Que já foi 600, caiu pra 300 e ele acaba, nós voltamos para o Bolsa Família”, disse Guedes durante um evento online organizado pela Abras.
O ministro informou que esse é o plano A, tendo em vista que o surto de coronavírus está diminuindo no país e a economia, reagindo. De acordo com o cronograma de pagamento do auxílio emergencial, a última parcela será paga em 31 de dezembro.
Ainda, durante a sua participação, Guedes afirmou que, caso haja uma segunda onda de coronavírus chegue no país, o auxílio deverá ser mantido e um novo estado de calamidade pública será decretado.
Entretanto, o ministro afirmou que o gasto do governo será menor em um novo enfrentamento ao vírus, ficando por volta de 4% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 10% do PIB neste ano.
“Nossa hipótese de trabalho é ir retirando os estímulos, é o que estamos fazendo, era 600 (reais), baixa para 300, depois aterrissa ali na frente ou numa versão do Renda Brasil, de renda básica, ou no próprio Bolsa Família que existia antes”, disse.
Me gustó mucho tu artículo, felicitaciones.Thanks Sharing. Gran sitio, gran contenido. 19879550
muito legal seu conteudo parabens pelo seu site.
Como se a maioria dos beneficiários do bolsa família tivesse um celular e acesso a internet. Parece que o governo tá fechando os olhos, e as. Pessoas que recebem esse benefício e vive em extrema pobreza em lugares que nem luz e água chegaram ainda quem dira a internet.pessoas andam quilômetros para sacar seu dinheiro. Acorda nem todo mundo vive bem como vocês que estão ai no poder. Fazendo o povo de fantoche,tão por fora do preço do arroz e do óleo. Que as Pessoas tem que fazer um malabarismo para trazer algo para casa que dê pra alimentar sua família, somos trabalhadores,escravos do dinheiro que mal dá pra pagar as contas. Quem dira ter uma alimentação digna
Concordo com você
Bolsa família nesse caixa tem é uma furada ! Todo dia vc vê na TV pessoas que tiveram seu benefício roubado e o banco e o governo não quer devolver o dinheiro roubado ! Até cada pessoa que for lesada conseguir provar o roubo! Não vai ter com o quer comprar alimentos.Melhor enviar um cartão do benefício pra cada pessoa.
Vai ter décimo terceiro do bolsa família?
Qanto vamo receber esse mês d dezembro?
Recebo só o valor do bolsa e não auxílio emergencial só mãe solteria estou desempregada agora cachaceiro maconheiro são os primeiros a receber ainda fica chantagiando quê ganha sem trabalhar ver o quê aconteceu comigo estou passando necessidades
Vai na boca do caixa la vc consegue sacar muitos não estão recebendo no cartão
Esse caixa tem e cheio de problemas ficar migrando coisas pra lá vai sobrecarregar o sistema acho melhor deixa o bolsa família como tá e que o povo tá acostumado esse caixa tem só vai dar problemas
Porque meu auxilio emergencial extensão novembro não caiu na conta e não esta bloqueado
Procura na conta do cartão cidadão o meu estava lá
Sou chefe de família e não recebi os 1200 reais ,pq ?
Eu espero que volte o valor que eu estava tirando porque eu não sei oq vai ser das minhas filhas eu não eu consegue em prego e estou tirando 170 reais do bolsa família e isso vai dar pra que minha filha tem um ano toma leite usa fralda uma ja tem 10 anos mim pergunto oq vou fazer meu Deus
Pro que muitos beneficio do bolsa familia esta bloqueado.o meu mesmo esta em averiguacao.oque significa isso averiguacao.
Porque eu so recebo 300 si eu recebia 1.200
Quem recebia 1200 reais era mulheres chefes de família, e pelo seu nome vi que você é homem, então você recebeu errado!
Boa tarde a minha dúvida e q eu faço parte do bolsa familia e n estou recebendo o auxílio junto com o bolsa familia
Se O governo fizessem isso Glória A Deus Aleluia salvará a maior parte dos beneficiários do auxílio emergencial a maior parte dos beneficiários do auxílio emergencial estão no auxílio emergencial se fizer isso eu apoio