Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Forma de contar tempo de contribuição para aposentadoria é ALTERADA

O governo federal publicou um decreto que modifica a forma de contagem do tempo de contribuição para aposentadorias do INSS.

O governo federal publicou um decreto que modifica a forma de contagem do tempo de contribuição para aposentadorias do INSS.

Antes da reforma da Previdência, o INSS contava os dias exatos trabalhados para determinar o tempo de contribuição do segurado. Agora, de acordo com o decreto, serão contados os meses, independentemente da quantidade de dias que trabalhou.

De acordo com a advogada Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, para a nova contagem será necessário que a remuneração do trabalhador seja igual ou superior ao salário mínimo (R$ 1.045). Ainda, a especialista afirma que o INSS terá que publicar uma instrução normativa e os sistemas terão que se adaptar para a nova contagem.

Para a advogada, a mudança na contagem do tempo de contribuição trará vantagens para o segurado. “Embora não tenha trabalhado o mês inteiro, o segurado terá o mês computado como tempo de contribuição.”

Salário menor precisa ser complementado

A advogada informa que os trabalhadores que tiverem uma remuneração menor do que o salário mínimo terão que pagar uma complementação da contribuição para que o mês conte como tempo de contribuição ou agrupar mais meses para fazer essa contagem.

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

23 Comentários
  1. Leal Diz

    O tempo de serviço militar é reconhecido como tempo de contribuição?

  2. Gerusa Diz

    Alice, você pode procurar uma uma unidade da OAB e consultar um advogado gratuito na area de previdência. Veja na regiao da cidade onde mora. Eles podem te orientar.

  3. Gerusa Diz

    Alice, você pode procurar uma uma unidade da OAB e consultar um advogado gratuito na area de previdência. Veja na regiao da cidade onde mora. Eles podem te orientar.

  4. Sandra Monteiro Diz

    Agora aposentadoria para trabalhador será no caixão, enquanto isso lá no planalto basta ter 8 Anos de pseudo trabalho para se aposentar, isso equivale a dois mandatos.

    1. Valdines Diz

      Bom dia.
      Gostaria de saber eu comecei a trabalhar com 18 anos em 1989. Tenho 49 anos, Tenho hoje 31 anos de contribuição, só que eu fiquei de contribui 14 anos. Eu posso paga estes 14 anos pra o INSS pra poder me aposentar.
      Guando eu era menor eu ouvia meu pai informa, filha comece cedo a trab. Pra se aposentar cedo. Gostaria de saber o que eu gasto.

  5. JOSE ARTEIRO DE OLIVEIRA JUNIOR Diz

    Boa tarde tenho 55 anos e 34 de contribuiçao sou deficiente auditivo eu apresendando ppp el laudo da deficiencia sera consigo ajuda na aposentadoria

    1. Emir quintimo Diz

      Emir q barbosa

      1. LUCIMAR MOREIRA DOS SANTOS Diz

        tenho 55 quase 56 anos de idade
        tenho 31 anos e alguns meses de contribuição posso começar a fazer a papelada da aposentadoria

  6. Sonia M. S. Silva. Diz

    Se creres, verás as comportas dos céus se abrirem; e as bênçãos do Senhor, o Deus e Pai do Senhor Jesus; serem derramadas sobre ti.
    Aleluia !

  7. SERGIO DE FREITAS BARBOSA Diz

    Melhorou muito, meus parabéns governo federal.

  8. Alice Mary Diz

    E eu tenho problema grave de saúde cardíaco e pulmonar não consigo auxílio-doença não consigo aposentadoria especial não consigo aposentar por idade não tenho condições de trabalhar e a previdência não tá nem aí pago INSS facultativo estou sem renda fui contaminada com os filhos coronavirus não consegui receber meu auxílio emergencial esse governo só mudando decreto mudando leis mas o salário dele não muda que ajudar as pessoas esses respiradores foram comprados milhões gastos aqui foram feitas deles fiquei internada com suspeita de convid mas nem sequer uma um atestado médico diagnosticar doença foi feito teste mas recebi alta antes de chegar o resultado no hospital depois de três dias 4 que eu estava em casa sem nenhum cuidado com minhas família recebi a notícia que meu exame decouville tinha dado positivo cadê a responsabilidade do médico que me deu alta agora tô em casa não tenho renda nenhuma do viveiros e favor de filhos não sei realmente quando vou poder de renda estou pagando meu INSS facultativo quem pode me ajudar Será que tem alguém que eu com a processo de aposentadoria em análise já faz mais de 40 dias meu auxílio emergencial tá em concentração e análise já tô entrando em depressão alguém para responder ou me ajudar a minha situação

    1. Rosângela Diz

      Maria Alice não entendo nada dessas regras do INSS, mas cada caso é um caso , mantenha a fé.

  9. Rebeca Diz

    Como fica o aposentado pelo sistema público que tem vencimentos congelados e terão até 2021.Sabemos que medicação e saúde, alimentação e moradia não está congelada.como agir qual é a ordem e a lei?

    1. Marcelo Diz

      Esse gv é uma pura mentira acorda Brasil fora já milicianos?

  10. Luciana Diz

    Isso vale tamb para o período anterior à reforma?

    1. Jacira vieira Diz

      Sinceramente concordo com o pente fino. Nunca tive medo de passar pois o que tenho tá visível. Simplesmente não fiz duas estética no pescoço e sim cirurgia de coluna . Passei tudo de ruim sofri na UTI . E simplesmente manda eu trabalhar e as sequelas que fiquei tratamento até hj ou melhor por resto da vida.Minha intenção era melhorar mas infelizmente fiquei com sequelas dores neuropática e ainda mas duas boba na lombar. Ore a Deus pq só ele família e amigos sabe o que passei e passo c tou em crise.

  11. Claudia Diz

    Engraçado que “desconsideram” simplesmente quando você recolhe acima do teto e quando recolhe abaixo do salario mínimo teremos que complementar com juros se quisermos que o tempo seja considerado. Palhaçada!

  12. Ildacir Diz

    Está tudo errado, o trabalhador só se ferra e esses políticos mamando as nossas custas e ainda tem gente que briga por causa desses políticos sem noção. O governo está se lixando pro povo trabalhador, a gente pagando as contas deles está tudo bem, o errado virou o certo e o certo virou o errado. Só Deus para nos ajudarmos!

    1. Eduardo Batista Diz

      E quanto ao servidores federal aposentado ainda é descontado INSS?

  13. CLEIDE TEIXEIRA Diz

    O mais engraçado é dizer que tem vantagem o segurado…. pagar mos para que quando recebia menos eu tenho q pagar pra q a contagem seja feita? Isso mesmo? Qual a vantagem e essa?

    1. VANDERLEI STELLA Diz

      Também acho. Eles autorizam o empregador a contratar por quantas horas quiser aí o empregado que não tem voz nem vez pra nada ainda não conta como tempo de contribuição. É o fim mesmo.

      1. Luciana Diz

        Isso vale tamb para o período anterior à reforma?

    2. Isete Aparecida Berton Diz

      Tenho comprovante .sou costureira e trabalho duro a 49 anos hoje tenho 65 anos mas só consegui ter EMI em 2011 tenho mais dois carnes pagos mas não consigo mais trabalhar como faço

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?