Especialistas afirmam que auxílio emergencial contribui para queda no medo do desemprego

Medo é maior entre trabalhadores com renda mais alta e que não recebem auxílio emergencial

Nesta quarta-feira (14), a Confederação Nacional da Indústria divulgou que os brasileiros estão com menos medo de perder o emprego atualmente do que em 2019. Os especialistas consultados acreditam que programas de proteção do governo durante a pandemia, como o auxílio emergencial, além da retomada de serviços e comércio nas últimas semanas contribuem para esse resultado.

Em setembro, o índice foi de 55%, contra 58% em setembro do ano passado e 56% em dezembro. Quanto maior o índice, maior o medo dos brasileiros de perderem seus empregos. A pesquisa é trimestral, mas as edições de março e junho foram canceladas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Apesar da queda geral, o índice do medo de perder o emprego aumentou entre os mais ricos e escolarizados. Esse índice subiu entre quem tem ensino superior e entre quem tem renda mensal acima de cinco salários mínimos. Por isso, especialistas reafirmam a importância do auxílio emergencial nessa maior segurança.

Já entre as famílias com renda mais baixas houve diminuição do medo. Para quem tem renda mais baixa, programas como o auxílio emergencial tem impacto positivo maior, já que mesmo se o emprego for perdido, há perspectiva de continuar com alguma renda.

A pesquisa concluiu ainda que o medo do desemprego continua maior entre moradores da região Nordeste, entre quem recebe até um salário mínimo e mulheres. A diferença entre homens e mulheres ficou maior.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.