Lula afirma que empresas de aplicativos exploram trabalhadores (entenda!)

Para o presidente os direitos dos trabalhadores devem ser assegurados

O presidente Lula, durante uma reunião com a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA) no Palácio do Planalto afirmou, na quarta-feira passada (01/03), que as empresas de aplicativos exploram os trabalhadores do país como nunca antes foram explorados.

Todavia, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica estava presente na reunião entre os convidados do presidente. Lula afirmou que o movimento sindical, inclusive o internacional, está atualmente em uma situação precária, de dificuldades. Ele citou a globalização dos anos 80 e suas consequências ao mercado de trabalho.

Lula criticou as empresas de aplicativo que tem atuado em todo o mundo e influenciando o mercado negativamente. Para ele, os profissionais estão passando dificuldades e que os movimentos sindicais possuem uma grande responsabilidade em busca de estruturar uma nova relação entre o trabalho e o capital.

Uma das críticas apresentadas pelo presidente é a de que os trabalhadores brasileiros são intermitentes, temporários, que não conhecem realmente seu empregador. Eles não têm a quem recorrer em caso de eventuais problemas e acidentes relacionados ao seu serviço prestado às empresas de aplicativos.

Movimento sindical

Analogamente, o presidente Lula lembrou dos movimentos sindicais dos anos 60,70 e 80 falando sobre como era mais fácil o contato dos sindicatos com os trabalhadores na porta das fábricas. Os sindicalistas sabiam quem eram os empregadores e como brigar pelos direitos trabalhistas da época.

Em seu discurso, o presidente falou do trabalho informal que se tornou bastante comum no país e que as empresas de aplicativo utilizam desse cenário para explorar os trabalhadores. De acordo com Lula, os dirigentes sindicais devem encontrar uma saída para que a classe trabalhadora encontre seu espaço.

Em síntese, para o presidente, é preciso mudar a relação com os empregadores, e que os profissionais devem buscar conquistar a sua seguridade social e a proteção de seus direitos. Lula falou do papel de seu ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), na reconstrução da relação democrática com o movimento sindical.

Ademais, o presidente argumentou sobre a desconstrução dessa relação e do desaparecimento de várias conquistas trabalhistas ao longo dos anos. Para ele é preciso brigar de novo para dessa maneira, devolver aos trabalhadores brasileiros, o direito de viver com um mínimo de dignidade.          

Direito dos trabalhadores

Na última quarta-feira a empresa de aplicativo iFood anunciou o desligamento de 355 funcionários, o que corresponde a 6,3% de seus trabalhadores cadastrados no país. Desse modo, ao saber do ocorrido, Lula afirmou que há uma necessidade de fortalecer as relações do Mercosul, Unasul e a Celac.

Para Lula, “Temos consciência de que se cada país da América Latina tentar negociar individualmente, a chance de levar vantagem é muito menor do que a gente trabalhar de forma conjunta”. O presidente defendeu a necessidade de unificar a América Latina, transformando o território em uma região sem fronteiras.

Empresas de aplicativos

A princípio, de acordo com uma pesquisa feita no final do ano passado pelo Instituto Locomotiva, cerca de 32,4 milhões de pessoas no país trabalham utilizando algum aplicativo, ou seja, 20% da população adulta. Desse total, cerca de 16% dos cidadãos têm os aplicativos como sua única fonte de renda.

Dessa maneira, vários estabelecimentos como restaurantes e lojas, precisam utilizar estes aplicativos para realizar suas vendas, e prestar serviço em todo o país. Com a pandemia e o lockdown, esse tipo de serviço tornou-se essencial para a população. Existem diversas plataformas como transporte, e a venda de produtos e serviços.

O advento tecnológico trouxe inúmeros benefícios para a população, não apenas auxiliando o cidadão a adquirir itens no conforto de suas casas, mas também na oferta de empregos e postos de trabalho. Dessa maneira, a crise econômica causada pela covid-19 se tornou um pouco mais branda.

Trabalho com aplicativos 

As empresas de aplicativo tem oferecido oportunidade para cidadãos em dificuldade de conseguir uma renda. Ele pode inclusive, utilizar várias plataformas ao mesmo tempo. É uma maneira de uma parcela da população que não consegue se inserir no mercado de trabalho, ganhar algum dinheiro.

Entretanto, como o presidente Lula afirma, é preciso que haja uma maior regulamentação do setor para garantir aos usuários dos serviços de empresas de aplicativo, seus direitos trabalhistas. O novo governo deve agir nessa direção, e o trabalhador que atua utilizando a tecnologia pode ser beneficiado.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.