Clientes relatam problemas no Caixa Tem; veja como resolver

O aplicativo Caixa Tem, utilizado para movimentação financeira em poupanças sociais, está com problemas, conforme relata clientes que são usuários da plataforma. Segundo informações da Caixa Econômica Federal, o problema existe e que a falha está relacionada a um servidor da IBM.

A IBM confirmou o problema pela primeira vez pouco antes das 10h da última segunda-feira (7). No entanto, os usuários já enfrentavam, desde antes, uma mensagem de espera virtual no aplicativo. Segundo a empresa provedora do serviço, parte do armazenamento em nuvem da empresa de tecnologia em São Paulo ficou indisponível.

De acordo com informações da IBM, houve uma falha de resfriamento em um prédio que abriga uma central de dados em São Paulo. A empresa prometeu resolver o problema ainda pela manhã, mas só anunciou uma solução para a falha ontem à noite.

“O problema de resfriamento que afeta o data center da IBM Cloud em São Paulo foi resolvido, a temperatura se estabilizou, a conectividade da rede foi restaurada e as equipes técnicas da IBM estão trabalhando a toda velocidade para restaurar todos os serviços o mais rápido possível”, afirmou o perfil da IBM Cloud no Twitter.

No entanto, até então, os problemas persistem. A indisponibilidade do aplicativo Caixa Tem, portanto, deve durar até que os serviços da empresa de tecnologia sejam restabelecidos.

Os usuários do aplicativo Caixa Tem já relataram problemas diversas vezes desde o seu lançamento, em abril. A plataforma é utilizada para pagamentos do auxílio emergencial, do FGTS emergencial, do abono do PIS e do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

Saques antecipados do Caixa tem foram liberados

CAIXA Temaplicativo da CAIXA criado para facilitar o acesso de todos os brasileiros a serviço sociais e a diversas transações bancárias, movimenta recursos de benefícios importantes, como, por exemplo, o auxílio emergencial, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Benefício Emergencial (BEm).

Além disso, o aplicativo permite compras na internet utilizando o Cartão de Débito Virtual, gerado gratuitamente no próprio app e, também, compras no comércio por meio de um QR Code gerado pelo lojista na própria maquininha do estabelecimento comercial.

No que se refere ao recebimento de benefício, primeiramente o valor é creditado no Caixa Tem para, em seguida, ser liberado o saque em espécie. A liberação geralmente ocorre em semanas. No entanto, muitos cidadãos se queixam da dificuldade e tempo de espera em retirar o dinheiro antes do dia do saque.

3 formas de retirar o dinheiro do Caixa Tem antes da data

O aplicativo está disponível para download nas lojas Android e iOS. Após instalação, basta o usuário fazer o login para começar o processo de transferência do dinheiro creditado.

Veja 3 dicas de como acessar o dinheiro antes da data de saque:

1 – Depósito em uma conta digital por meio do boleto

O trabalhador poderá usar o saldo da poupança social fazendo um boleto de depósito. Para isso, basta o usuário gerar o documento por meio de um banco digital (PicPay, Nubank, Mercado Pago, Banco Inter, Recarga Pay) do qual o ele é correntista. Em seguida, o trabalhador deve pagar o boleto utilizando o aplicativo Caixa Tem. O processo de transferência e depósito do dinheiro é feito em até dois dias uteis.

O valor máximo de pagamentos é R$600.

2 – Transferência pelo cartão de débito virtual

Outra possibilidade é sacar o dinheiro antecipadamente pelo aplicativo Guiabolso. Nele, o trabalhador pode criar uma conta e adicionar os dados do cartão de débito virtual criado no Caixa Tem para começar as transferências gratuitas e a qualquer hora do dia.

Essa funcionalidade está disponível no Banco do Brasil, Caixa (cartão virtual), Bradesco, C6 Bank, Santander, Sicredi e Banco Inter.

3 – Compras utilizando o cartão de débito virtual

Outra maneira de movimentar o saldo da poupança digital é utilizar o cartão de débito virtual do aplicativo Caixa Tem.

O trabalhador poderá realizar compras com o aplicativo. Para isso, o pagamento poderá ser feito por meio de um QR Code gerado nas maquininhas de cartão de estabelecimentos comerciais. Essa opção também é liberada para compras por meio da internet.

Veja também: Auxílio de R$300: Veja como usar o Pix para sacar no Caixa Tem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.