Caixa Tem volta a funcionar com fila virtual de acesso

Na última segunda-feira (07), o aplicativo Caixa Tem ficou indisponível para acesso, sem previsão de retorno. O aplicativo é utilizado por brasileiros para movimentar recursos do auxílio emergencial, Bolsa Família e FGTS emergencial.

Usuários relataram durante a segunda-feira que não conseguiam acessar o aplicativo, para utilizar o dinheiro de programas ou mesmo apenas para verificar o saldo. Também houve vários relatos de usuários que não conseguiam realizar pagamentos de compras, além de fila virtual de acesso.

A Caixa Econômica revelou no fim de tarde de ontem que o aplicativo estava indisponível por problema em ambiente da provedora de serviços IDM. A IBM, em sua conta no Twitter, afirmou que aconteceu “uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o data center da empresa em São Paulo causou a interrupção temporária do serviço. A IBM está trabalhando com todas as partes envolvidas para restaurar o serviço o mais rápido possível”.

Nesta terça-feira (08), após mais de 12 horas de serviço inoperante, o Caixa Tem voltou a funcionar. Mesmo assim, usuários ainda relatam nas redes sociais dificuldade de acesso por causa das filas virtuais, com a alta demanda.

O Caixa Tem é utilizado para receber os pagamentos dos programas por conta poupança social digital. No aplicativo, os usuários podem utilizar o dinheiro em pagamentos de contas de concessionárias, como de luz e água, além de pagamento de boletos e compras pelo cartão de débito virtual e QR Code.

Inicialmente, o app foi criado para que os beneficiários do auxílio emergencial que não possuíam conta em banco recebessem o pagamento do programa. Posteriormente, o acesso foi estendido a todos os trabalhadores beneficiários do auxílio. O dinheiro ficava digitalmente na conta poupança social digital, e com movimentação possível apenas pelo aplicativo, até a data de saque.

Mais recentemente, a Caixa Econômica Federal incluiu o acesso no aplicativo também para trabalhadores que têm direito ao FGTS emergencial, seguro-desemprego e Bolsa Família. Nesta terça-feira (08), o banco começa a pagar o abono salarial do PIS por meio de contas digitais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.