Bolsonaro PROÍBE equipe de falar sobre Renda Brasil

Presidente revelou que desistiu de criar Renda Brasil e que Bolsa Família continuará em vigor

Nesta terça-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revelou que em seu governo está “proibido” se falar em Renda Brasil. Ele também afirmou que o Bolsa Família continuará sendo pago. O Renda Brasil seria o novo programa que substituiria o Bolsa Família.

O Renda Brasil foi amplamente discutido no governo como um programa de assistência social para substituir o Bolsa Família e, além disso, servir como uma espécie de continuidade do auxílio emergencial, que chega ao fim em dezembro de 2020. O objetivo era que o Renda Brasil tivesse um valor de pagamento maior que o atual do Bolsa Família.

Mas a equipe econômica do governo não conseguiu chegar a um consenso sobre o corte de gastos que deveriam ser feitos para abrir espaço para o pagamento desse programa. Por isso, até agora a criação do Renda Brasil estava suspensa. A ideia inicial era de que ele fosse anunciado assim que o governo revelasse a nova prorrogação do auxílio emergencial com parcelas de R$ 300. Sem consenso, o anúncio do novo programa não aconteceu.

No último domingo, Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, revelou em entrevista ao G1 que a equipe econômica do governo estudou congelar benefícios, como aposentadorias e pensões. A equipe econômica também teria discutido reduzir o seguro-desemprego.

Ao falar sobre essas sugestões de sua equipe, Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (15) que cogitar essas ações é um “devaneio”. “E a última coisa, para encerrar: até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil. Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, disse o presidente em vídeo que foi publicado em seu Facebook.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.