Bolsonaro afirma que trabalha para estender auxílio no Brasil

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em conversa com presidentes de países da América do Sul, afirmou que o governo do Brasil está preparando uma nova rodada de pagamento do auxílio emergencial. De acordo com ele, essa nova rodada ficará disponível até que o país consiga superar sua atual “situação lamentável”. A declaração foi dada durante reunião virtual extraordinária do Prosul – Foro para o Desenvolvimento e Progresso da América do Sul.

O Brasil vem registrando recordes consecutivos de mortes pela covid-19, de acordo com os dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O país já acumula mais de 290 mil mortes pela doença. Diante deste cenário, o governo prepara uma nova rodada de pagamento do auxílio, com pagamento máximo de R$ 44 bilhões, fora do teto de gastos.

No discurso durante a reunião virtual, Bolsonaro não falou sobre medidas de isolamento social para conter o avanço da doença e que estão sendo adotadas no Brasil; a apoiadores, o presidente costuma criticar essas medidas.

O presidente citou as ações do governo para combater a pandemia do novo coronavírus e o auxílio ao grande número de trabalhadores informais, que são o público principal do auxílio emergencial. “Os pagamentos totalizaram mais de 50 bilhões de dólares. Neste momento, trabalhamos para estender esse, o auxílio emergencial do governo federal, por mais alguns meses, até que consigamos superar a situação lamentável que temos hoje”, destacou ele.

A expectativa é de que a nova rodada do auxílio emergencial comece a ser paga em abril, tanto para quem se cadastrou pelo site ano passado quanto aos beneficiários do Bolsa Família. Vale lembrar, entretanto, que o programa ficará disponível para milhões de beneficiários a menos neste ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.