Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Auxílio emergencial vira foco para golpes online

Pesquisa divulgada nesta quarta-feira deu detalhes sobre o crescimento do tipo de golpes online

O segundo trimestre de 2020 teve o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 como foco e porta de entrada de golpes online. É o que concluiu pesquisa feita pela empresa Axur e divulgada nesta quarta-feira, 22 de julho.

De acordo com a Axur, os criminosos deixaram de focar em clientes de instituições financeiras e estão focados em cidadãos comuns. Agora, o objetivo desses criminosos virtuais é utilizar informações em saques do auxílio emergencial de R$ 600.

A pesquisa registrou um total de 37.866 denúncias de páginas falsas e fraudes no período. Também foram detectados 9.572 casos de phishing no país. O phishing é a técnica de enganar pessoas por aplicativos e sites falsos que roubam os seus dados. O número representa aumento de 80,7% em relação ao mesmo período de 2019, mas queda de 12,26% em comparação ao primeiro trimestre de 2020.

De acordo com Fábio Ramos, presidente executivo da empresa, os cibercriminosos sempre focam em aproveitar o assunto em alta no momento. Isso explica o aumento do foco no auxílio emergencial. A disseminação de páginas e aplicativos acontece por WhatsApp, em sua maioria. Mas também foram detectados anúncios falsos nos sites de pesquisa Google e Bing.

A pesquisa feita pela Axur encontrou também aumento de 25,6% no uso indevido de marcas em anúncios. Esse índice pode significar a utilização de páginas falsas de instituições bancárias e órgãos públicos.

Ao todo, 517.670 cartões de crédito e débito foram completamente vazados no segundo trimestre de 2020. Deste total, 96% estavam dentro da validade.

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

14 Comentários
  1. Osmar Back Diz

    eu vejo o dia inteiro vai sair sair mais uma parcela do auxilio emergencial para as pessoas eu acho bonito oque eles tao fazendo so que eu parece que nao sou brasileiro to quase dois anos implorando meu aposento nao consigo mais trabalhar tenho uma degeneracao em toda a coluna agora mais um sintoma fe neuplasia tenho quase 63 anos to no grupo de risco 37 anos de contribuicao nen aposento nem auxilio doenca nem auxilio emergencial me dam to pasando nessecidade so levo nao na cara nada posso fazer

  2. Maria lurdes Diz

    Vdd, logo que comecaram pagar o auxilio eu ouvi por varias vezes a caixa falar
    sobre pagamento de boletos e transferencia e quem nao tivesse cellular era pra pedir pra algum parente ou pessoas de confianca baichar o caixa tem pra ela fazer as trazacoes, so’ faltou falar pore deichar que os raquer vai baichar pra voceis, olha que absurdo deram moleza para os raquer e.um sistema falio e a gente e’ que paca o pato. Eu fUI roubada na segunda parcela faz um mes que to esperando resultado ate’ agora nada

  3. Maria jose Diz

    Um absurdo, um site de uma caixa econômica Federal, deixar brecha pra vagabundo fazer isso,vergonhoso,sem palavras

  4. Mara Diz

    Poxa fui bloqueada sacanagem agora tenho q ir numa agência

    1. Adriana Melo Alves Diz

      Povo inocentes mesmo..
      Vcs acham mesmo que esses golpes vem do nada.
      Parem e pense!
      Porque tem tanta gente que ainda nem recebeu a primeira parcela ainda?
      Porque o aplicativo da problema com frequência?
      Porque tanto tempo as pessoas estão em avaliação?
      Porque tem tanta gente reclamando sobre o auxílio emergêncial,que na verdade virou uma bola de neve e deixou de ajudar muita gente.
      Povo!! A roubalheira já começa por aí.. golpistas, ladrão, corruptos e etc… são tudo a mesma coisa…tudo do mesmo nayp. Pra um bom entendedor
      Um • é uma letra.
      Entendedores entenderão.

  5. Arlete Rodrigues Diz

    A Caixa abre para pagamento do auxílio emergencial dia 23/07

  6. Lia Diz

    Mais uma desculpa p essa palhaçada D caixa tem. Estou desempregada em analise desde abril. Já recorri dpu, não respondem. Vou entrar na justiça e pedir danos morais e tudo q puder . Todos deveriam fazer isso , vergonha essa humilhação da dataprev!

  7. Sophia Diz

    Mais uma desculpa p essa palhaçada D caixa tem. Estou desempregada em analise desde abril. Já recorri dpu, não respondem. Vou entrar na justiça e pedir danos morais e tudo q puder . Todos deveriam fazer isso , vergonha essa humilhação da dataprev!

  8. Antonio adolfo dos santos Diz

    Boa noite, no app do auxílio emergencial diz que fui aprovado, so recebi a 2° parcela na minha conta do Bradesco, a 3° ta dizendo que ta na poupança facial digital, quando eu assesso o app caixa tem, consegui liberar o assesso no app, mais não a extrato algum, não consigo fazer compras e nem transferi o dinheiro, pq não tem. Alguém roubou meu dinheiro.

    1. Cristiane Alves Paz Diz

      Da uma olhada e vê se não tá bloqueada ao da sua conta digital,pq a minha tá , bem em cima aparece um cadeado daí vc vai ter que liberar antes de ter acesso ao extrato , mas tá dando erro no aplicativo, tomara que seja isso , boa sorte a vc que deus abençoe

  9. Joao Diz

    Caixa tem quando abre pedi liberar acesso vc tenta abrir a pedi documentos identidade vc manda depois pedi ir até agência caixa você vai lá quando chegar aí porta mesmo gerente diz aguarde liberar no celular

    1. Cristiane Alves Paz Diz

      Hj vi a reportagem que tá com problema no app vai liberar amanhã
      Ao todo, 49% dos beneficiários que estão com acesso ao Caixa Tem bloqueado apresentam “inconsistências cadastrais”, sem indício de fraude. Disse Pedro Guimarães, presidente da CEF.

      De acordo com o comunicado, a partir desta quinta-feira (23), os beneficiários bloqueados poderão acessar o aplicativo para solicitar o desbloqueio. O próprio app fornecerá as orientações necessárias para o envio dos documentos através do WhatsApp.

      Além disso, segundo o presidente da Caixa, após o envio dos documentos, o desbloqueio de todas as funções do Caixa Tem deve acontecer em até 24 horas.

  10. Marilene de Araujo Galhardi Diz

    Esse auxílio emergencial virou uma história de terror pessoas incompetente trabalharam no cadastramento porque tantos que não precisavam entraram e foram os primeiros a receberem e os que necessitam estão até hoje mendigando em filas das caixas e das lotéricas e agenda para tal dia e chegam lá não podem sacar só pagar conta os que necessitam precisam de comida na mesa pros seus filhos isso tudo e uma vergonha e não é culpa do presidente não é sim de uma burocracia que criam que os hacker conseguem primeiro dos que os cadastratados liberam logo esse dinheiro acabam com a fome chega de tanta palhaçada me desculpa se é pra oferecer algo e humilhar mais o pobre então não façam por favor

  11. Rosa maria Carvalho valente Diz

    Como fico não recebi a treceita parcela o que faço me ajudem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?