Auxílio emergencial: Quem não recebeu em 2020 também não será contemplado em 2021

Os cidadãos que não foram contemplados ano passado pelo auxílio emergencial, também não serão beneficiados este ano. A regra alcança mesmo aqueles que tiveram sua solicitação negada e as pessoas que perderam o emprego ou outra fonte de renda no decorrer do pagamento do benefício anterior ou ainda no início deste ano.

A volta do auxílio já pode ser considerada iminente, com a aprovação da proposta no Senado Federal em seguimento com a votação na Câmara dos Deputados. Depois das aprovações, o governo deverá editar uma Medida Provisória que definirá todos os detalhes do novo benefício.

Segundo informações, a União não abrirá um novo cadastramento para o auxílio. A intenção do governo é selecionar os novos beneficiários com base nos dados dos contemplados em 2020.

O Governo Federal alega que o número previsto, atualmente, de novos atendidos já alcança o limite do orçamento do programa para pagamento das parcelas, que é de R$ 44 bilhões. No entanto, o próprio governo indicará quem realmente faz jus aos novos critérios para receber ajuda, tendo em vista a redução de atendidos.

Quem vai ficar de fora?

A ferramenta que será utilizada pelo governo que selecionará os novos indicados para receber o benefício é uma peneira, que identificará os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

De acordo com informações, alguns grupos já podem se considerar vetados das novas parcelas. As pessoas que recebiam o benefício e não trabalhavam ano passado e passou a ter um registro na carteira este ano serão excluídas do programa, bem como os segurados do INSS que estavam na fila de espera para concessão de algum benefício previdenciário e que este ano tiveram o benefício concedido.

No mais, uma grande discussão diz respeito aos brasileiros que perderam seus empregos em meados do ano passado para este ano. Além das pessoas que recebiam outro benefício do governo e não estão recendo mais, esses estão impossibilitados de receberem ajuda do auxílio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.