Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Auxílio Emergencial: Pedido negado poderá ser contestado via Dataprev

Agora, os cidadãos podem contestar negativa pelo site da Dataprev

Mais um canal de comunicação para o cidadão que deseja contestar a análise do pedido de recebimento do auxílio emergencial foi disponibilizado pelo governo. Agora, aqueles que tiveram o pedido negado podem contestar pelo site da Dataprev. 

No entanto, a plataforma é indicada para casos específicos, referentes à atualização de dados cadastrais. Pode ser utilizado quando a pessoa era menor de idade e completou 18 anos recentemente; para cidadãos que eram servidores públicos ou militares, mas perderam esse vínculo com o Estado; ou para pessoas que ficaram desempregadas e não têm direito a auxílio-desemprego ou não recebem o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. 

Nesses três casos específicos, não é possível fazer a contestação pelos canais da Caixa, e por isso Dataprev abriu o canal. Outras plataformas  estavam disponíveis, porém, para contestações de outras ordens, são o site da Caixa Econômica Federal, o aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial e a solicitação via Defensoria Pública da União. 

Como contestar pela Dataprev 

Para realizar a contestação, a pessoa precisa entrar no site da Dataprev, inserir informações pessoais como: nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF. Após essa etapa, aparecerá o botão de “contestação” para realizar uma nova solicitação. 

Os processamentos e cruzamentos de dados serão com a mesma lógica do programa. Após processamento da Dataprev, os dados são enviados para homologação dos resultados pelo Ministério da Cidadania. Por fim, são encaminhados à Caixa para a realização do pagamento do benefício.  

Cerca de 108,9 milhões de cadastros já foram processados pela Caixa Econômica Federal. No total, mais de 66,9 milhões de pessoas receberam o auxílio emergencial do Governo Federal. De acordo com dados de segunda-feira (3), da Caixa, 438,5 mil estão em reanálise. 

Leia Também:

PENSAR CURSOS brasil 123

87 Comentários
  1. Viviane Sampaio Conceição Bonfim Diz

    Fui na caixa mostrei que estou desempregada até hoje estou aguardando em avaliação não vejo a hora de resolver isso estou precisando muito

  2. Elza Maria Diz

    Eu tô desempregada desde dezembro fiz o meu auxílio e da negado diz q eu tô com emprego formal

  3. Henrique Ramos dos Santos Diz

    Esse pessoal dificulta demais as coisas.

  4. Henrique Ramos dos Santos Diz

    Não consigo fazer a constestação no Dataprev, esse app não aparece a página.

  5. EUNICE GOMES DE LIMA Diz

    Recebi só a primeira parcela do auxílio e abril maio não recebi nada nem o bolsa família em junho e julho recebi o bolsa família agora em agosto tá cancelado gostaria que me explicasse o porque

  6. Edneia Diz

    Boa noite não consigo registrar minha contestação não consigo finalizar meu cadastro no auxílio

  7. Kecia Diz

    Verdade pessoal meu namorado ficou muito dias em análise o meu saiu primeiro que o deli e e li tinha feito o de li no mesmo dia que eu mas em fim o deu deu negado ai teve essa oportunidade de contestar e li há tentou várias vezes E não vai chega sempre uma mesma mensagem que fala não é possível contestar isso é um absurdo não esta trabalhando e automo não teve o direito como eu isso ai da tudo errado a caixa que tinha que tinha que analisar quem pode ter direitos e fazer o cadrasto de quem foi negado no coloca esse site que não presta umas consegui outras não é não tem nada de errado com cpf deli não tudo ok

  8. Jairiane P Diz

    Meu auxílio foi negado minha contestação também ,dizem que tenho emprego formal sendo que minha carteira de trabalho foi dada baixa em 9 de Abril estou desempregada já tem mais de 4 meses. E n sei + o q fazer.

  9. Mundo feminino Diz

    Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

  10. Fernando Diz

    Ninguém consegue nem acessar o site do dataprev, quando abre pede um email e senha. Sem ao menos a pessoa ter feito o cadastro no site e não tem a ferramenta pra cadastrar. Muito difícil.

    1. [email protected] Diz

      Meu foi negado pq falou q recebo seguro …e eu não recebo .ja cotestei mas mesmo assim foi negado sou sozinha estou desempregada tenho filho pequeno .o q fazer

  11. Thiago Diz

    Estou sem emprego desde maio/2020 e não recebi seguro. Foi negado o auxílio informado que estou empregado. Contestei 2x. Agora estou entrando no site da DATAPREV e não tem a opção pra contestar novamente. Tem apenas essa mensagem: Identificamos que você já apresentou um pedido de contestação, mas seu benefício não foi aprovado. Será realizada uma nova análise automática do seu requerimento. Aguarde o resultado.
    No de mais alguém está aparecendo essa mensagem?

    1. ANDREA DO NASCIMENTO BARRETO Diz

      Estou desempregada desde 20 de março 2020 porém não recebo seguro porque era contratada pela agência ,fiz o pedido do auxílio emergencial foi negado 2 vezes falando que estou com emprego formal entrei com pedido de contestação foi negado ,mais agora na Dataprev apareceu que estou com requerimento que prioriza análise , gostaria de saber como faço para contesta de novo pq não aparece essa opção para mim .

      1. Marcela Diz

        Estou na situação!vc entra pelo site do dataprev e vou uma frase em baixo em amarelo dizendo que seus dados sera analisado novo?

    2. Marcela Diz

      No meu apareceu

    3. Marcela Diz

      Estou na situação!vc entra pelo site do dataprev e vem uma frase em baixo em amarelo dizendo que seus dados sera analisado novo?

  12. Junior Diz

    Como , contesto o auxílio emergêncial bem, tô sem receber faz 2 meses que não sai da análise…

    1. Sergio do espírito santo de Abreu Diz

      O Meu foi negado alega que estou recebendo seguro desemprego e não tô como eu fasso a onde tenho que ir

  13. Valmir Mendes de Brito Diz

    Eu não consigo entrar não consigo fazer a contestação estou desempregado e nao ganhei auxílio nem um nao sei porquê pra uns e toa fácil e outros nao sempre trabalhei agora to desempregado e não to conseguindo ganha o auxilio emergencial

  14. Valmir Mendes de Brito Diz

    Eu não consigo entrar no comigou fazer a contestação estou desempregado e nao ganhei auxílio nem um nao sei porquê pra uns e toa fácil e outros nao sempre trabalhei agora to desempregado e não to conseguindo ganha o auxilio emergencial

  15. HELENICE APARECIDA DE SOUZA Diz

    Eu estou recebendo só que porque meus filhos não tem CPF eu não consegui receber o de mãe de família e são de menor

    1. Fabiane Diz

      Estou recebendo o auxílio emergencial porem nao coloquei o cpf do meu filho para receber como chefe de familia . Tem como adicionar??

  16. HELENICE APARECIDA DE SOUZA Diz

    Eu estou recebendo só que porque meus filhos não tem CPF eu não consegui receber o de mãe de família

    1. ANDREA DO NASCIMENTO BARRETO Diz

      Estou desempregada desde 20 de março 2020 porém não recebo seguro porque era contratada pela agência ,fiz o pedido do auxílio emergencial foi negado 2 vezes falando que estou com emprego formal entrei com pedido de contestação foi negado ,mais agora na Dataprev apareceu que estou com requerimento que prioriza análise , gostaria de saber como faço para contesta de novo pq não aparece essa opção para mim .

  17. Rosi Diz

    Alguém consegui acessar esse canal dentro do site do Dataprev?

    1. Josefa Ramos de Oliveira Diz

      Não tem opção para fazer contestação pelo menos para mim estou aguardando uma resposta entrei com uma ação judicial até agora nada tenho direito estou desempregada pago aluguel pago aluguel meu filho tem 18anos ele recebeu meu foi negado falam que tenho emprego formal sendo que estou desempregada

      1. Fabiane Diz

        Minha mae esta desempregada e nao tem direito ao seguro desemprego e o auxilio deu negado pois conta emprego formal o que fazer se xontestou e deu negado e o erro esta incorreto??

  18. Flavio Diz

    Maior mentira…como sempre não dá pra contestar é nda.

  19. DEUZEVANE BARBOSA SILVA Diz

    Pois é melhor juntarmos e cháma á TV tou desempregada e fala que trabalho formal

    1. Liene Moura Diz

      Estou desempregada,mãe solteira e falam que tenho emprego formal,e a contestação da Dataprev não dá em nada

    2. Janaína Diz

      Não recebo nada sou sozinha com uma filha e gestante , pago aluguel e não consegui , eles falam que tenho seguro desemprego. Falta de respeito com a população

    3. Elisa Diz

      Eu também estou desempregada… tenho uma filha de sete meses e não consegui receber não estou recebendo seguro nadaaa… e a resposta é reprovada por emprego formal Afff Revoltante

    4. Rosângela Diz

      Meu ex marido tá desempregado.entao ele foi fazer o cadastro dele.pelo aplicativo do auxílio até aí tudo bem. Só que ele não se ligou na hora de fazer o cadastro ele colocou o CPF da nossa filha só que agente somos separados há anos e minha filha mora comigo e ela já está no meu cadastro do bolsa família.terminou q o auxílio foi negado. E o meu auxílio emergêncial eu ainda não consegui sacar nehuma parcela. Resumindo eu não 3syou recebendo nada e ele que spre me ajuda nesse momento não está podendo…até agora ele não consegui fazer a contestar. E não adianta entra no site do Dataprev pq não tenhe como fazer.

  20. Gerlane Diz

    Na minha opinião,o nosso presidente é um homem q está nos ajudando como pode,o fator de alguns serem aprovados ou bêbados passa por fiscalização da data prev,o projeto é aprovado e cada post cumpre seu papel.Por isso o nosso presidente ñ é responsável por quem ñ recebeu,pode sim acontecer algum erro,mas tufo se resolverá.

    1. José de Souza Santos Diz

      Eu preciso receber o auxilio emergencial urgente porque moro sozinho distante da minha familia porque estou passando dificuldade preciso pagar agua luz e comprar alimentos poriso preciso dele urgente.

  21. Solange Diz

    Ola
    entra no site da defensoria pública União (DPU).As 8 h da manhã exatos ele fica aberto 8minutos lá vc vai colocar todos os seus dados de contestação tem que ser rápido. porque logo expira aí só no outro dia as 8h exata. Boa sorte eu consegui fazer.

  22. Sid Diz

    Eu. Concordo com tudo isso . Mais será guê o Brasil não tem dinheiro para ajudar ocolher seu povo .eu sou a favor sim do auxílio emergêncial .mais até às coisas melhores . presidente o senhor ser diz evangélico então cuida do seu povo .

  23. Rosemeire Diz

    Boa noite me chamo Rosemeire e fui negada o auxílio emergencial por motivo emprego formal,mas estou desempregada faz muitos meses e estou desesperada me ajudem

    1. charles Diz

      Fato é, ainda eu nao recebi nada ate agora, foi enviado para caixa no dia 23/07. Porém o bco não quer pagar o auxílio emergencial.

    2. Ana Paula silva Diz

      Meu benefício foi negado tenho emprego mais só ganho meio salário. Tenho uma filha de menor é viu negada, meu filho foi beneficiado mais ñ mora comigo, o que eu faço pra mim me cadastrar.porque tento é ñ da mais certo

      1. Douglas Diz

        Fiz contestação foi negado e to desempregado e não recebo benefício nenhum o que faço entro em contato com. A dpu não dá nada não atendem mi de uma alternativa

  24. Aldo oliveira dos santos Diz

    Isso é uma farça não ta aparecendo nada, meu auxílio foi negado 2 vezes sendo q to informal e desempregado, só Deus por nois

    1. Wellington Diz

      Eu tbm estou tentando fazer essa contestação e nao consigo tento ligar tbm e nada nao conseguir fazer nenhuma contestação estou sem trabalhar de carteira assinada faz tempo dar como membro da familia que esta recebendo queno caso seria a mae da minha filha mas eunao moro com elas e eu como fico trabalho com aplicativos nas ruas ta difícil as vezes nem u fa gasolina consigo fazer queria muito que alguém me ajudasse a resolver essa. Situação

      1. Crisalane Diz

        Se ela te cadastrou no dela, sua parcela quem pegou foi ela

  25. Jussara Mendes de Miranda Diz

    Não sei pq.minha contestação foi negada,estou sem trabalho não tenho renda alguma senhor pq?eles alegaram que tenho renda sem ter.mais esse é o Brasil que conheço,os necessitados não tem vez.

  26. saria Diz

    sou beneficiária do bolsa família até hoje não recebi nenhuma das parcelas nem o valor do auxílio emergencial estou vendo pessoas que nunca trabalhou recebendo pra fazer churrasco, colocar mega de cabelo e unha a gel ,pessoas que estava recebendo seguro desemprego e está recebendo as 5 parcelas pessoas que , pessoas que assinou a carteira de trabalho e está recebendo o auxílio.esse Brasil e a minha vergonha

  27. Crisalane Diz

    Nao aparece pra mim contestar nada, nao vejo essa opção no meu caso foi o membro familiar que eu coloquei errado o laço familias

    1. Aline Ribeiro Silva Diz

      Sim o meu também estar desse jeito.Estou na mesma situação estou desempregada desde 23 /03 /2020 tenho duas criança que depende de mim estou desesperada muito triste essa situação.

  28. Josy Diz

    Cristina vc entrou no site Dataprev e só tinha disponível 600?

    1. Gerlane Diz

      Na minha opinião,o nosso presidente é um homem q está nos ajudando como pode,o fator de alguns serem aprovados ou bêbados passa por fiscalização da data prev,o projeto é aprovado e cada post cumpre seu papel.Por isso o nosso presidente ñ é responsável por quem ñ recebeu,pode sim acontecer algum erro,mas tufo se resolverá.

    2. Aline Ribeiro Silva Diz

      Tive de sair do meu emprego pois tenho problema respiratorio era da área de risco.Nao dei entrada no seguro pois só tinha 4 meses de carteira assinada.Tenho duas crianças que depende de mim.

  29. Karen alves Diz

    Esse governo ja ta mudando de bolsa familia, para renda Brasil pra tirar do lula. Pois bem as pessoas que receberam indevidamente a responsabilidade e do GOVERNO que abriu espaço e nem vcs mesmo cumprirão com sua exigências. Ai agente a salariado nao temos direitos. Sou mãe solteira, pago aluguel, agua , luz, tenho 2 filhas nao recebi nada do GOVERNO alem do bolsa familia de 170 reias que o PT me beneficio. E nao consegui o auxilo pq tenho emprego formal. Recebo 533,00 por mes descontando o Vale mercado. Nao to pagando nada pra poder comer com minhas filhas. Ai vc vota no bolsonaro e o cara beneficia outros com facilidade. O fato e que quem recebe bolsa familia ja estava automático no auxilio, vcs nem me deram a responta da.minha contestação e ja abriram outra pra enrrola mais o povo. Libera os que ja fizeram , vao abrir mais um pra fica la tb acumulando. Sem verganha

  30. Mônica Brandão Caldeira Diz

    Eu até agora não recebi e moro so com meu filho sou ambulante e ta dizendo q um membro recebe so q eu estou separada ja vai fazer 4 anos e nunca fui casada apenas morava junto e quero resover isso para eu receber oq é meu ja não tenho contato com ele a muito tempo por favor me ajuda

    1. Bruna Diz

      No site da dataprev não aparece essa opção.
      E outra eu contestei já tem mais de mês e até hoje nada . Aí muita gente que não precisa já pegou rápido. Vai entender o tanto de coisas que eles olham. Deveria olhar isso ne tb.
      Vergonha total

      1. Ricardo Diz

        Muitos receberam sem precisar. Eu necessitando, desempregado, com aluguel, conta de luz, de água tudo atrasado e tive esse auxilio negado. Essa CAIXA é uma bagunça

      2. Rosi Diz

        Gente, tinha que ter um grupo no wattsapp negado.

    2. Forabozo Diz

      Minha filha o Bolsonaro ta cagando para você! A menos que seja empresária, claro…. Vamos acordar meu povo!

  31. Cristina Conceição da Silva Diz

    Boa tarde sou mãe solo tenho 3 filhas
    No meu alxilio só tinha a minha mais velho fui no CRAS e atualizei , coloquei das minhas outras duas mesmo assim só recebi 600 como faço pra receber o restante ?

  32. Wilson Fernandes Diz

    Costtetei até agora nada queria uma respostas porfavor estou precisando muito

    1. Vania Diz

      Faz dois messes que contestei meu pedido e ate agora nada

  33. William Diz

    A maioria foi negado injustamente por esse motivo por isso eles ñ da a opção de contestar são uma quadrilha de ladrões

    1. Roxana Silva Gomes Diz

      O meu tb, não tem essa opção .

      1. Jéssica Diz

        O meu auxílio foi negado minha contestação também ,dizem que tenho emprego formal sendo que minha carteira de trabalho foi dada baixa ,e estou desempregada já tem mais de 4 meses

    2. Lais Diz

      Bom eu tb contestei e deu emprego formal, como isso? Se por conta da pandemia eu fui demitida com aoenas 05 meses de empresa? E nem tive direito a seguro desemprego!!!! E ate ate hoje n revizaram isso! E n aparece opção de contestar de novo pelo site dataprev.

  34. Luciano Diz

    Esse auxílio e só para aqueles que não precisa vejo várias pessoas que não precisa recebendo. No meu caso eu trabalhava na praia como ambulante mas como essa pandemia perdi toda minha renda tenho mulher e 2 filhos pra sustentar. Dei entrada no auxílio emergencial em abril recebi a primeira parcela e quando fui receber a 2 parcela foi cancelado pq eles dizem que eu estou preso. Sendo que eu não estou. Isso É uma palhaçada isso é o Brasil sendo Brasil.

    1. Ronaldo da Silva rocha Diz

      Como se faz alguém sabe?

    2. Cristina Conceição da Silva Diz

      Boa tarde sou mãe solo tenho 3 filhas
      No meu alxilio só tinha a minha mais velho fui no CRAS e atualizei , coloquei das minhas outras duas mesmo assim só recebi 600 como faço pra receber o restante ?

      1. Maria Lúcia Bezerra Diz

        Bom dia eu fui aprovada em abril recebi a primeira parcela e desde maio que tou em reavaliação na caixa e na dataprev tou bloquiada consta que eu estou no cadastro da minha filha realmente eu tavo mais quando ela recebia bolsa família pois é mãe solo mais já tem mais de 2 anos que ela não mora comigo .pois eu me encontro no quadro dos que precisa pois não trabalho motivo problemas de saúde e meu marido tá desempregado não tem serviço fixo e o dele foi negado me ajuda pois preciso muito desse auxílio preciso ir no médico direto e não sei como estou no quadro dos que nessecita .obg

  35. Veronilde Diz

    O pior de tudo que não consigo entender e que eu aki passando por nessecidades e vários noias daki de onde moro recebendo todo mês e fazendo farra….
    Por isso que digo eles ajuda ums e outros não,nem todos mais eles dao esse auxílio pra alguns que não merecer enquanto outros que precisando com urgência vem negado e nem a opção de fazer outro cadrastro eles não dão….

  36. Veronilde Diz

    O meu motivo foi membro da família já recebeu,e infelizmente quando aperta em contestação aparecer encima que não e compatível com o canal…
    Não tenho mais esperanças que eu receba não. 😞😞😞😞😞

  37. Nilva Schneider Diz

    Bom dia o meu está bloqueado eu peguei a 1 e a 2 parcela do auxílio emergência e na 3 parcela bloqueou oq eu tenho q fazer?

    1. Yara Diz

      Também queria saber, comigo aconteceu o mesmo, já fui na Caixa, no MTE e nada de conseguir resolver. Assim como também não aparece em lugar nenhum a opção de contestação.

  38. Maria Joselita.deMendonca.Castroa Diz

    Pq o meu ainda está em.análise

  39. DOUGLAS DA SILVA TEIXEIRA Diz

    Tudo mentira.. estou desde de dezembro desemprego e a última parcela peguei em março do seguro desemprego. e foi negado pra min pois diz q estou recebendo seguro….. Muita gente q nunca assinaram a carteira de trabalho já receberam… O governo mais uma vez tá de parabéns.

  40. Vânia de Figueiredo Pessoa Diz

    Tudo mentira não consegui contesta nada

    1. Flávia Diz

      Tudo mentira memso. , eu também n consegui contestar e olha q o meu foi reprovado por causa do seguro desemprego q eu não recebo mais desde abril, estou na terceira análise de reprovação e nada , nem defensoria pública resolve .

  41. ANCELMO Diz

    Infelizmente ele ainda não disponibilizou para quem teve o auxílio negado por membro da família ja recebeu pela dataprev. E nem todos conseguiu contestar pela Dpu !!!!

  42. Joyce Cristina Santos Diz

    Não consigo constatar, diz que o que Dataprev não é compatível com o canal.

  43. Douglas Diz

    Bom dia o meu está bloqueado eu peguei a 1 e a 2 parcela do auxílio emergência e na 3 parcela bloqueou oq eu tenho q fazer

    1. Deise Caroline Diz

      Estou desempregada desde maio, tive analise negada, contestação negada, diz que estou recebendo seguro desemprego, mas estou é sem nada essa é a verdade.

    2. Flaviane Diz

      Minha contestação está em análise ainda.Poderei entrar no site da dataprev para fazer a nova solicitação?
      Boa tarde.

  44. Deise de jesus itaparica Diz

    To em análise quero uma resposta

    1. Francisca Pereira de Sousa Diz

      .

      1. saria Diz

        sou beneficiária do bolsa família até hoje não recebi nenhuma das parcelas nem o valor do auxílio emergencial estou vendo pessoas que nunca trabalhou recebendo pra fazer churrasco, colocar mega de cabelo e unha a gel ,pessoas que estava recebendo seguro desemprego e está recebendo as 5 parcelas pessoas que , pessoas que assinou a carteira de trabalho e está recebendo o auxílio.esse Brasil e a minha vergonha

        1. Darlyane Santos Diz

          Minha contestação está em análise a mais ou menos 1 mês. Tenho cadastro no bolsa família estou desempregada e nem por isso fui contemplada para receber o auxílio.

        2. Rosemeire Diz

          Boa noite me chamo Rosemeire e fui negada o auxílio emergencial por motivo emprego formal,mas estou desempregada faz muitos meses e estou desesperada me ajudem

          1. Jéssica Diz

            O meu auxílio foi negado minha contestação também ,dizem que tenho emprego formal sendo que minha carteira de trabalho foi dada baixa ,e estou desempregada já tem mais de 4 meses

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?