Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Auxílio Emergencial: País ainda tem 10 milhões de pedidos sem resposta

Passados 80 dias do início do auxílio emergencial, ainda existem 8 milhões de brasileiros na fila esperando o resultado de uma análise para receber o benefício e, outras 2 milhões de pessoas dependem da reanálise feita pelo Ministério da Cidadania.

Os cálculos são da Rede Brasileira de Renda Básica. Para a Rede, a estratégia do governo é fazer parecer que o auxílio vai durar até dezembro, sem a necessidade de prorrogar as parcelas. Isso porque o pagamento da 3.ª parcela apenas será concluído em setembro para os beneficiários nascidos em dezembro.

A Rede tem a expectativa de que o governo estenda ao máximo o pagamento e que a 5.ª parcela fique para o mês de dezembro. Até o momento, o governo não explicou a forma de pagamento das duas parcelas adicionais. No entanto, o que se sabe é que a ideia do governo é dividir o repasse dentro dos dois meses adicionais.

De acordo com a diretora de relações institucionais da Rede, Paola Carvalho, as pessoas que estão em reanálise receberam a 1.ª parcela e entraram para o processo de análise novamente. No total, já são mais de 107 milhões de cadastros analisados, com 64,3 milhões de beneficiados e 43 milhões de pessoas com benefício negado.

“Muitas pessoas mudaram de condição, da primeira para a segunda análise. Muitas pessoas receberam a 1.ª parcela e, depois, foram cortadas. Mas o governo não dá transparência aos números”, afirmou ela.

Garantia do auxílio para pessoas mais vulneráveis

A Rede entrou com uma representação no MPF (Ministério Público Federal) pedindo medidas para assegurar os direitos das pessoas mais vulneráveis que não receberam o auxílio.

O autor do projeto para estender o auxílio por mais seis meses, o deputado João Campos (PSB-PE) disse que a divisão do pagamento não é benéfica e pode ocasionar maior aglomeração nas agências bancárias.

No entanto, a área econômica avalia que a medida é para que seja feita uma transição mais suave para o fim do benefício, enquanto coloca de pé um novo programa social.

De acordo com o Ministério da Cidadania, atualmente estão em análise na Dataprev 1.572.325 cadastros realizados no aplicativo e portal da Caixa, sendo 1.364.199 do período de 17 a 30 de junho. No entanto, o ministério não detalhou os números.

“Para ser elegível é necessário atender a todos requisitos da lei. Um dos problemas que podem ocorrer, por exemplo, é a situação na qual a pessoa encontra-se desempregada recentemente, mas a informação ainda não consta nas bases de dados do Governo Federal”, afirma a nota.

Leia Também:

brasil 123  
30 Comentários
  1. Bartolomeu Diz

    Bom dia já fui reprovado duas vezes no auxílio emergencial. Falam que eu estou com emprego formal. Tô desempregado passando nessecidade cm minha familia. Muito triste uma situação dessa. Fiz a contestacao do meu auxílio dia 17 de maio já estamos em julho ate hoje não tive resposta. Enquanto isso milhares de pessoas recebendo o beneficio injustamente isso e um absurdo.

  2. Márcia Santos Diz

    O auxílio emergencial do meu esposo desde que foi feito em maio está em análise. Desempregado e não pode ser aprovado e enquanto isso muitos que não precisam recebem e quem precisa nao tem direito. Isso é uma injustiça.

  3. Vanessa de Moura Ferreira Diz

    Recebi a primeira parcela e depois ficou em reanálise e já faz 40 dias e nem resposta, e estou dentro das regras para receber. Tenho uma filha e estou desempregada a quase um ano. Agora muita gente que realmente não precisa recebendo…

  4. Mônica Brandão Caldeira Diz

    Tinha q ser liberado o saite para nós podermos atualiza nosso cadastro tem q ter uma forma para sabermos oq realmente esta acontecendo com o nosso cpf e o nosso nome

    1. Marisa da conceição santos Diz

      O meu pedido emegencial está em reanalise alegando que estou recebendo seguro desemprego e eu não estou estou passando por nesecidades isso sim

  5. Mônica Brandão Caldeira Diz

    Eu até agora não recebi pois costa q um membro recebe so q eu moro sozinha com meu filho e nem eu e nem ele recebe e sou ambulante e nao tenho outra renda ja to no desespero

    1. Priscyla Vieira Diz

      Ola! Boa noite! Fiz meu cadastro pra receber o auxílio emergencial e foi recusado alegando que recebo 3 salarios mínimos sendo que não é verdade, pois estou a um ano desempregada! # chateada!

  6. Solange Diz

    Dei entrada duas vezes no auxílio emergencial e as duas vezes negado alegando que eu estou recebendo o seguro desemprego, mas não estou recebendo o seguro desemprego a última parcela do seguro desemprego recebi em maio

  7. Wellington dos Reis Diz

    Recebi A Primeira Parcela . Mas O Aplicativo Entrou Em Reavaliação . Já Estou A 2 Meses Esperando Resposta E Nada … Diz Que Foi Depositado Mas Não Tem Nada No Caixa TEM .. Muitas Pessoas Que Não Precisa Recebendo Certinho . E Quem Precisa Nesse Sofrimento ..

  8. Rafael Carvalho Diz

    Dei entrada no benefício após receber a última parcela do seguro desemprego. A Dataprev analisou e consta que eu ainda sou beneficiário do mesmo. Sabe o que é pior? Ver pessoas que não precisam nem um pouco recebendo, o ” sistema ” da caixa aprovando os pedidos dessas pessoas. Políticos, empresários, funcionários públicos, militares. Será que vão devolver parcelas recebidas indevidamente???

    1. Lucas Diz

      E
      Meu também fala que estou recebendo seguro desemprego recebi última parcela em abril e não consigo o auxílio foi negado três vez

  9. deca dr4 Diz

    sistema do Dataprev manipulado só pode , liberam pra quem não precisa.
    Estou desempregado e fui negado, refiz está em análise …
    país de safados hipócritas !!!!

  10. DINILSON LUCIANO Diz

    Isso tudo corruptos..minha esposa já está na 4 análises e sempre da dado inconclusivo..sendo que se enquadra em tudo…

  11. Gizeuda Josefa da costa Diz

    O meu axilio. Eu nao recebei. Conta que tou no seguro mais peguei a ultima em 4 abril tou sem renda deste de maio cm fazer?

  12. Michele Conceição de moraes Diz

    Terminei de reseber o seguro inicio de abril ja fui negada duas veses dizendo q tava resebendo contestei e até agora não tive resposta é um absurdo

    1. Sandeson passos de Santana Diz

      Meu de abril nesse análise não sai más desse análise meu deus precisando desse dinheiro

  13. Daina Silva De Oliveira Diz

    Bandidos, milicianos,até parente de jogador foi aprovado, eu trabalho como autônoma pago meu INSS 2 filhos e já me pos morta , já deram problema no cpf das crianças isso é uma vergonha.

  14. Regiane Diz

    Meu nome e Regiane estou desempregada eu fiz o cadastro em abril foi negado fiz contenção continua em análise eu não vejo o governo fala quando vai ser liberado to desesperada sou do grupo de risco sou hipertensa e asma ja nao sei mas o que fazer.

    1. Edileusa Pereira Diz

      Recebi minha última parcela do seguro mês 5 , pedi o auxílio e foi negado fiz novamente e ainda em análise, estou desempregada sem receber cesta da Prefeitura , com uma filha de 8 anos sem ajuda de nenhum órgão público pois eles não se importam com essas pessoas que pararam de receber o seguro.

  15. Gleisiani venturosa Diz

    Estou desempregada e fiz o auxílio estou em análise desde abril já negou dizendo que tinha emprego formal. Pedi contestação em abril e até agora nada. Gleisiani venturosa Maciel.

    1. Cath Diz

      Como você pediu contestação? Eu tentei e não consegui. 🙁

    2. Adriana Diz

      Eu estou na mesma situação,
      em reanalise de contestação até hj

    3. Freitas Diz

      Minha mulher esta em tambem desde de abril em reanalis, foi negado falando que recebe seguro mas não recebe até agora nada de sair de reanalis

  16. Alcilene Diz

    Já estão recebendo eu mesma já recebi o meu.

  17. Marcos luiz de oliveira Diz

    Isso e uma vergonha para nos países porque quem esta recebendo o auxilio emergncial são os politico porque os pobre não recebe

  18. José Silva Andrade Diz

    Como pode ser um auxílio emergencial, se existe todo esse povo pra receber e quando paga passa 90 dias ou mais pra pagar outra.? Recebi a primeira 23/05 agora só 29/08.

  19. Lucimara Diz

    Recebi a primeira parcela em abril e até agora não recebi a segunda parcela do auxílio emergencial estou desempregada e pago aluguel e tenho cinco filhos isso é uma injustiça pois tem pessoas que não necessita e receberam

  20. Inês ribeiro Diz

    Meu endereço borda do campo são José dos Pinhais eu gostaria de fazer o curso dê enfermagem

  21. Rogério Diz

    Gostaria de saber se o saque aniversário vai ser liberado pra quem nasceu no mes de julho obg dez d já…

    1. Fernanda Ferreira Felício Diz

      Dia 1 de setembro somente.
      Porém o meu eu baixei o App mercado pago gerei um boleto paguei no caixa tem ( que tá liberado so pagamento e marquinha virtual) e dinheiro caiu um dia depois e transferir pra minha conta. Eu consegui assim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?