Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Auxílio Emergencial: Governo corta auxílio de 565 mil pessoas por pagamento indevido

Documentos do Ministério da Cidadania enviados à corte, mostram diversos motivos para o afastamento dos beneficiários.

De acordo com relatório do Tribunal de Contas da União, obtido pela “Folha de São Paulo565,3 mil beneficiários do auxílio emergencial foram excluídos do cadastro do governo em maio, após constatar que eles não tinham direito ao benefício 

Essas pessoas receberam a primeira parcela em abril, no entanto, após ajustes no processamento de dados, constatou-se que não cumpriam os requisitos necessários para obtenção do auxílio 

Documentos do Ministério da Cidadania enviados à corte, mostram diversos motivos para o afastamento dos beneficiários. Há casos em que os requerentes constam do cadastro de mortos da Receita Federal, moram no exterior, integram a população carcerária ou têm mandado de prisão em aberto. 

Ainda, há situações em que o beneficiário teve o auxílio cancelado por via judicial ou administrativa, ou mesmo solicitou voluntariamente que ele não fosse pago.  

O relatório do TCU compila informações sobre o auxílio emergencial em maio. O documento será levado ao plenário pelo relator, ministro Bruno Dantas, durante julgamento nesta quarta (8).  

Mortos recebiam o auxílio emergencial 

A finalidade desse acompanhamento é subsidiar diferentes órgãos, como a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, com dados a respeito do auxílio emergencial. 

O relatório julgado na semana passada pelo tribunal, com mais detalhes sobre as fraudes no pagamento, mostrou que 17 mil mortos constam no cadastro de beneficiários. Aposentados do INSS, do Banco Central e da Justiça Federal, servidores federais, também estavam na listaAté abril, foram somados R$ 427,3 milhões de pagamentos indevidos. 

O Tribunal de Contas da União determinou que o governo busque o ressarcimento dos valores. Na semana passada, decidiu enviar ao Ministério Público Federal a lista de possíveis fraudadores para a tomada de providências no âmbito penal.  

Leia Também:

brasil 123  
60 Comentários
  1. Sandra rocha Diz

    É por isso que não liberam logo a minha 1 parcela. Estou necessitando e até agora nada. E tanta análise que eles fazem e ainda libera pra quem não tem direito

  2. Mirian Diz

    Como vc ficou sabendo q era por isso que cortaram? O meu estou sem saber l

  3. Luciane Diz

    Sera quando que vai acabar esta roubalheira neste Pais. Quando que estes setores vao ser integrados. Como pode 17 mil pessoas receberem o Auxilio Emergencial. Acho que deveriam fazer uma operacao pente fino nesta Receita Federal algo esta errado demais. Quando uma pessoa morre a familia vai ate a funeraria e e emitido uma declaracao de obito. Tem que colocar este pessoal de Cartorio para fazer um trabalho que vincule estas informacoes junto ao INSS e acabar com esta palhacada. O povo nao aguenta tanta incompetencia desta gente.

    1. Dinalva Diz

      Então tem q averiguar mesmo tem gente querendo aproveitar da situação.eu conheço aluguel trabalha carteira assinada e recebeu.uma falta de respeito pra quem estar precisando e não tem nenhum recuso e estar ate passando fome.e enquanto outros querem e se arumar e arumar suas casas com o valor.

  4. Thimoteo Diz

    Olha na opção estrato, o aplicativo está bufado, e não mostra saldos, aperta a opção estrato que dá certo

  5. Tatiane Diz

    Queria saber o por que que só recebi só a primeira parcela é cada as outra…?aí diz que agente tem que usa esse tal de caixa tem como se eu não consigo me cadastra…

  6. Edilson mattos Diz

    Fala merda não! Tem muita vagabundo e vagabunda recebendo, essa gente não é povo ,povo é quem realmente trabalha.

    1. Naara Diz

      Eu penso queo governo não eh burro. Não eh que essas pessoas que receberam sejam vagabundas, mas elas estão dentro dos requisitos. Queira vc ou não, o benefício foi pra elas. Eu estou desempregada há 3 anos. No início me matei de entregar currículo e não conseguia além de entrevistas, ai fiquei desanimada, tive problemas de saúde e comecei a vender produtos em casa, um trabalho informal. Ganhava pouco, vendia pouco, mas pelo menos eu não ficava a toa e sem nada. Veio a pandemia e não consegui vender mais nada! Estou a toa e recebo os 600, mas não gasto com porcarias.

  7. Francinilton Moreira Diz

    Estou desempregado a um bom tempo, recebi a primeira parcela e agora mas nada ,sou pai de dói filhos, Gabriel com 13 anos e Pedro com 4 anos .
    Gostaria de saber se vou receber benefício ainda?

    1. Jane Diz

      A minha 3 parcela não tá na conta social digital sou de Outubro era pra ter caído dia 3 de julho mais quando eu consigo entra no caixa tem não dar pra ver o saldo manda aguardar e da erro verefico no extrato não tem nada ligo pro 111 fala que ia ser depositado na minha conta social digital dia 3 de julho entro no aplicativo fala que seria creditada na minha conta A partir do dia 3 de julho até hoje nada hoje já é dia 8 estou desempregada moro de aluguel ..será que ainda vou arreceber alguém mim dar uma informação como devo fazer por favor estou precisando muito

      1. Alice Diz

        Vc só vai pode sacar dia 12 de setembro.
        JANE DIZ

      2. Rose Diz

        O meu caixa tem também não está mostrando o deposito.mais vc pode ter certeza que o seu valor está na conta. Pois arrisquei e fui no mercado e usei o cartão virtual. Vc só não vai conseguir saca e nem paga os boletos.pq o sistema está uma droga.

        1. Giandra Diz

          O meu também não tá mostrando o saldo e nem no extrato mais diz q já foi depositado será q consigo usar o cartão na maquininha?

      3. Naara Diz

        Tenta fazer uma compra com o boleto no app. O meu está assim também, não mostra o saldo, dá erro. Mas pagar boleto eu consigo normalmente.

    2. Cláudia Diz

      Se abrirem um canal para denúncias de recebimentos indevidos, esse número aumenta certamente.
      Desonestidade nesse País é que nem mato.

    3. SUELI GONCALVES DE SOUZA RAMOS Diz

      Olha vcs da Dataprev deveria averiguar mesmo, porque eu até hoje não recebi meu auxílio emergencial . estou desempregada , contaminado com covid então queria saber porque eu não recebi e pessoas que estão trabalhando estão recebendo o que fazer no meu caso.

  8. Sandra Diz

    Caixa Tem uma bosta

    1. Gillian Diz

      O maior problema, isso digo de todos os brasileiros ou pelo menos da maioria. Todo mundo fala dos políticos mas o povo em sua maioria, se tiver a chance rouba ou passa a perna nos outros. Vi um vídeo de pessoas roubando gasolina de um caminhão que tombou em uma rodovia. O mesmo pegou fogo e houve uma pequena explosão. As varia pessoas q estavam roubando, sim roubando, porque pegar sem lhe ser dado é roubo, foram atingidas pelas chamas, algumas com queimaduras de 3 grau 2 grau e algumas morreram carbonizados. Teriam morrido tantas pessoas se o instinto do brasileiro de pegar o q lhes é indevido não fosse o q muitas vezes acontece nesse país? Fica a pergunta!

  9. Anabel nascimento Diz

    Esse governo nem sabe quem precisa de verdade pos faz sempre so contrario,Cortou de quem merecia e deixou quem tem condicao porque eles nao fazem a maio ideia de quem precisa desse auxilio,minha cunhada e desempregada vevi de fazer rede de pescaria e ganha fazendo pedido de objeto por soutros, vaniris so por isso tiraram ela. Ela era pelo cadastro unico eles nao ia saber se tivesse algum erro. Em Marco ela recebeu o pasep da prefeitura quando trabalhava la.

  10. Aline Diz

    Engraçado o governo pode roubar,e não devolve,muitas pessoas que precisam do auxílio não estam recebendo a maioria desse dinheiro vai para os governantes,tantos impostos que eles cobram nada mais justo que esse dinheiro é do povo.

    1. José Diz

      Concordo em partes, quem precisa tem que receber e sabemos que muitos tem direito e até agora nada, agora você e outros que usam as mais diversão desculpas pra falar porque pegou sem ter direito,precisa parar de olhar os políticos, entre outros e começar a fazer a sua parte, que moral vc tem pra falar do corrupto se pensa igual?? Só não rouba milhões igual eles porque não tem acesso.

    2. Gillian Diz

      Verdade. Se desse pra recuperar o dinheiro q foi roubado até hj dava pra organizar as contas de prefeituras e governos. E ainda dava pra pagar um salário digno para todos os brasileiros

  11. Cleicimara Brandao Diz

    Meu marido recebeu á primeira parcela do auxílio emergêncial e até agora não recebeu mais nada…tanto á Dataprev…quanto o ministério da cidadania e á caixa poderiam dar uma resposta…

    1. marly Nunes Barbosa De Araújo Diz

      Eu também recebi a primeira em Maio a segunda até agora E contínuo aprovada no data prev E na caixa onde foi parar meu dinheiro

      1. Olivino Diz

        Gostaria de saber como essa Dataprev faz essas análises, pois quem precisa não recebe,quem não precisa recebeu, militares, filhos de deputados, presos, pessoas que já morreu, que cruzamento de dados é esse quê ela faz??? O governo tinha que cobrar dela pois ela é uma prestadora de serviços públicos para cx!!!

        1. Elida Diz

          Verdade, estou desempregada deste março e constou que tenho emprego formal Jesus nos ajude estou passando necessidade. Nem meu fgts que por lei a liberação era dia 6 e não consigo ter acesso ao valor neste caixa tem. Cadê o direito do povo alguém nos ajude

  12. Tom Diz

    Pegar fraude do povo é quase que instantâneo , mas pegar político ladrão vai décadas de investigações e quando provam que é ladrão o crime prescreve porque passou mais de 20 ano .

    1. Ilson Diz

      Pelos comentário que li, alguns acham certos de burlar a Lei para receber o benefício . Não podemos nos comparar a outros. Se políticos ou alguém roub, temos que ser iguais . Caráter é tudo e entra para seu currículo . É isso que penso.

  13. Elaine Antônia Diz

    Eu recebi a.primeira parcela de 600 e agora a segunda só vem .300 gostaria de saber se. De.mais algem veio assim tbm

    1. Claudecir Diz

      O bom que você ganhou Os 300 da segunda parcela E eu que nem isso não Ganhei ganhei só da primeira parcela foi 600 e da segunda nada até agora aí análise de novo

    2. Deonice Diz

      Eu recebi a a primeira parcela ,e depois foi cancelado porque alegam que eu vivo no Exterior…. Acho que a caixa deveria dar uma assistência para nós , porque se eu estivesse no exterior / eu com certeza não estaria pedindo ajuda ao auxílio.
      Meu Deus / quando descaso …

    3. Ana Cristina Diz

      Pelo amor de Deus, queremos pagar as contas e não conseguimos pq este aplicativo de mer..,… não funciona. Tem mais de três dias que estou tentando consultar pelo menos o saldo e não consigo e muito menos fazer pagamentos. Aparece a mensagem que ocorreu um problema ou tente mais tarde. Estou indignada com isso o auxílio foi concedido para ajudar e no momento só está dando dor de cabeça pq não conseguimos nem pagar as contas. E a caixa não toma providências. Que Brasil em que viemos em, onde tudo é fácil e ao mesmo tempo se torna difícil para a população brasileira.

  14. Carla Diz

    E os beneficiários do bolsa família vai ou não receber a 4, e 5 parcela porque liga pro 111 e fala que não foi contemplado e aí

    1. Talita Diz

      O meu tb rsta assim

      1. Sandra rocha Diz

        Eu quero receber a minha 1 parcela.

  15. Edson dos santos Diz

    Tem muitos e muitos que estão recebendo muito injusto muitos nunca resistrou uma carteira de trabalho pra dizer que pagou imposto ou metade axa que o auxílio vai durar pra sempre

  16. ADRIANA SILVA GALDINO Diz

    Mês passado peguei 600 reais esse mês está constando que não tenho mais direto o auxílio emergencial do bolsa família! Estou desempregada e ainda cortam o auxílio.

  17. Ana Diz

    Os que precisa não tá recebendo vejo gente aposentados recebendo o auxílio é lamentável

    1. Ilson Diz

      Pelos comentário que li, alguns acham certos de burlar a Lei para receber o benefício . Não podemos nos comparar a outros. Se políticos ou alguém roub, nao temos que ser iguais . Caráter é tudo e entra para seu currículo . É isso que penso.

    2. Maria Diz

      Também vi esta reportagem. Mas não foi no Brasil.

  18. Sandra Diz

    Estou muito chateada eles falam o emergêncial é pra pagar conta comprar comida e eu sou de julho entrei no Caixa dia três meu dinheiro estáva lá e hoje fui entrar em novamente e não está abrindo meu saúdo não sei uque fazer

    1. Miriam Diz

      Vai em extrato que aparece. Tenho ajudado minha irmã que também estava com dificuldades no aplicativo.

  19. Vanderson Vieira Diz

    Mas engraçado e eles falar que povo vai ter que devolver e os políticos que roubaram fizeram um rombo nos cofres público desviando dinheiro da saúde educação eles vão devolver tmb

  20. Alessandra Lúcia de Oliveira Diz

    Entrei sábado no aplicativo ,da caixa tem e o meu saldo e 1200,retirei 600 pra pagar conta,hoje fiquei o dia inteiro pra ver o saldo e quando consigo entrar agora a noite ,não aparece nada ,simplesmente nada,so margem branca

    1. Edson dos santos Diz

      Concordo que tenha que devolver mesmo quem pegou indevido tem muita gente que está precisando tem várias pessoas casais que o marido e aposentado e a esposa recebendo 1200

    2. Dalia Diz

      Não fique assim e o sistema do app caixa tem que está dando erro, procura abria o caixa tem de madrugada e se não da pra ver o saldomesmo assim vc pode fazer transferência ok …Eu fiz isso

      1. Sandra Diz

        O meu nunca apareceu saldo e nem faz nada e transferência so na data com o saque ne so manda essa mensagem houve um erro ao consultar seu saldo aff desde dia 30

  21. Teeunice Diz

    Não entendo porque não recebi a 3 parcela no dia 30 de junho.Já que esta tudo ok! No dataprev,o meu CPF.Espero que ainda receba.

    1. Eduardo Carvalho Diz

      Uma pergunta como conseguiram receber a mensagem com o código estou tentando a 10 dias e não chega.. Sem contar que levo horas para sair da fila e quando entro nada de receber o código.. Já vi vários tutorias na internet mais ate agora sem sucesso

      1. Aline Diz

        Eduardo Eu estava com o mesmo problema. O que vc faz é desinstalar e intalar o aplicativo do caixa tem. Eu fiz e deu certo. Espero ter ajudado.

    2. Ana Diz

      Meu pai a mesma coisa…está tudo ok e até o momento nada de cair na conta.

  22. Claudineia Diz

    É um absurdo meu genro desemprego recebeu a primeira e ñ consegui pegar mais diz que ele ñ tem direito como ñ tem direito ele está desempregado

    1. Dalia Diz

      Não fique assim e o sistema do app caixa tem que está dando erro, procura abria o caixa tem de madrugada e se não da pra ver o saldomesmo assim vc pode fazer transferência ok …Eu fiz isso

  23. Lana Diz

    A minha sobrinha é chefe de família e recebia mil e duzentos e agora esse mês o aplicativo ta dizendo q ela so vai pegar 41 reais .isso ta muito errado

  24. Aubriel vilton Diz

    Obrigado

  25. Weslei Vieira batista Diz

    Meu seguro acabou e dia 2 refiz e apareceu que foi negado e como vou tratar da minha família se vcs me negaram o auxílio emergência e estou desempregado e nessa época de epidemia não arrumo trabalho e tem muita gente que não precisa e ta pegando

    1. Edson dos santos Diz

      Tem muitos e muitos que estão recebendo muito injusto muitos nunca resistrou uma carteira de trabalho pra dizer que pagou imposto ou metade axa que o auxílio vai durar pra sempre

    2. Angelica Diz

      Meu está dando a mesma coisa q o seu ,só q o meu está dando q recebo seguro desemprego,sendo q já faz 3 meses q acabou meu seguro , é eles alegaram q estou recebendo o seguro

    3. Talita Diz

      Eu tb queria saber, sou do bolsa familia e liguei no 111 disseram q nao fui contemplada para n recebe o auxílio a 4 e 5 parcela …pq????

    4. Mirian Diz

      Como vc ficou sabendo q era por isso que cortaram? O meu estou sem saber

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?