Auxílio emergencial: 68% apoiam prorrogação até 2021, diz pesquisa

Apoio à prorrogação leva em conta o Renda Cidadã não sair do papel a tempo

A nova pesquisa feita pela XP/Ipespe analisou a opinião dos brasileiros sobre mais uma prorrogação do auxílio emergencial. Atualmente, o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encontra dificuldade para achar financiamento para o Renda Cidadã, novo programa que irá substituir o Bolsa Família.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos brasileiros aprova uma nova prorrogação do auxílio, no caso do Renda Cidadã não começar a valer em 2021. A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 11 de outubro. Se o Renda Cidadã não sair do papel, 68% se dizem favoráveis ao que seria a terceira prorrogação do programa.

Ainda há 27% dos entrevistados que afirmaram ser contra uma possível prorrogação e outros 4% que não quiseram ou não souberam responder. A pesquisa foi feita por telefone, com 1.000 ligações feitas para todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os entrevistados, 42% afirmaram que alguém de seu lar já recebeu o auxílio. Levando em conta apenas os que afirmam receber o benefício, a diferença entre os que concordam e os que não concordam com a prorrogação saltou de 41% para 49%.

Entre os que afirmam não receber o auxílio, 65% defendem a prorrogação por mais alguns meses de 2021, se o Renda Cidadã não entrar em vigor, e 30% são contra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.