Escolher um supermercado não é uma tarefa fácil, embora possa parecer. Os comércios estão em contínua competição para atrair clientes, por isso, se queremos economizar nas compras, pode ser interessante parar e pensar quais são as melhores opções.
Para isso, há uma série de pontos que vão nos ensinar a escolher o supermercado para adquirir o que precisa. Assim, economizar nas compras ficará muito mais fácil.
Por melhor que um supermercado ofereça, se for longe de nossa casa, devemos levar em consideração o deslocamento. Normalmente não costumamos pensar nisso, mas se tiver que sempre deslocar de carro, o comércio pode não ser o mais adequado.
A proximidade também não é um fator determinante. Se existe um supermercado ao lado de casa, mas os preços são elevados, pode não ser o mais indicado para o dia-a-dia.
Um aspecto importante é escolher um supermercado que tenha marcas próprias. Existem muitas redes que possuem sua própria marca própria e isso não significa que seja de má qualidade.
Normalmente, estas marcas são produzidas pelo excedente de outras marcas mais conhecidas. Assim, lhes é colocado outro rótulo, o do supermercado. Existem estudos que garantem que comprando marcas em um supermercado de confiança podemos economizar até 37% na compra.
Se, além de bons preços, procuramos um atendimento personalizado, próximo e cordial, a escolha mais indicada serão as pequenas lojas de bairro. Não são tão grandes nem tão variados como os supermercados, mas têm um produto fresco a um bom preço, além de tornar as vendas muito mais personalizadas.
Por fim, se escolhermos um supermercado que tenha um site, vamos descobrir se a compra pode ser feita online. Às vezes, essa opção oferece descontos adicionais. Além disso, o valor extra para este serviço não costuma ser muito alto, então, vale muito a pena se tivermos pouco tempo para fazer a compra semanal.
Às vezes a gente se descontrola um pouco e custa muito para sobreviver com algumas economias. Parte do problema está em administrar as finanças semanalmente.
Quantas vezes você já foi às compras e voltou para casa com itens que não precisava? Para evitar que isso aconteça novamente, reduzindo os gastos semanais com compras, daremos algumas dicas para ir às compras.
Antes de ir ao supermercado, você deve pensar bem no que vai comprar. Planeje e coloque em uma lista. Assim você irá com mais segurança para o que deve adquirir.
Para diminuir os gastos impulsivos, é conveniente planejar o cardápio semanal de almoço e jantar. Assim, saberá antes de ir à loja que comida tem de comprar porque vai precisar dela para preparar as refeições da semana.
Evite lojas pequenas e só vá até elas em caso de extrema necessidade. As pequenas lojas são muito úteis quando falta, por exemplo, leite, pão, etc.
Também é verdade que os alimentos são embalados em quantidades menores do que os vendidos nos supermercados. Assim, costumam ser um pouco mais caros.
Na hora de fazer a compra, não só a embalagem do alimento influencia, mas também o estado do próprio comprador. Se você estiver com o estômago vazio na hora de fazer compras, isso o incentivará a comprar mais comida do que o necessário. Portanto, evite fazer compras com fome. Você vai economizar mais.
As promoções e descontos também são uma excelente forma de economizar no carrinho de compras. Em geral, costumam ser descontos pequenos em cada produto, mas já dá para acumular um bom dinheiro que afetará seu bolso.
Por fim, verifique se as etiquetas marcam o preço correto, uma vez concluída a compra, se as contas estão corretas. Acontece de os rótulos estarem errados ou o caixa cobrar duas vezes o mesmo produto.