O abono salarial PIS/PASEP é um direito dos trabalhadores que exercem atividade devidamente registrados na carteira de trabalho. O pagamento do benefício deste ano já foi realizado, no entanto, os trabalhadores podem sacar os valores até o dia 29 de dezembro.
Todavia, com a chegada do ano novo, muitos trabalhadores já buscam informações sobre o pagamento dos próximo abono salarial em 2023. Quer saber mais informações sobre o tema? Continue acompanhando o texto a seguir!
Em 2023, será pago o abono salarial PIS/PASEP aos trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021.
Porém, além de ter trabalhado em 2021, para receber o benefício será necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:
Lembrando que a Caixa Econômica Federal é responsável pelos repasses do PIS, voltado aos trabalhadores da iniciativa privada. Já o Banco do Brasil gerencia os pagamentos do Pasep, destinado aos servidores públicos.
De acordo com as informações, a intenção é liberar o novo calendário ainda no mês de janeiro de 2023, de acordo com o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), responsável por gerenciar os recursos do PIS/PASEP.
Isso porque, conforme as novas regras, o pagamento do benefício deverá ser feito para todos os trabalhadores entre os meses de janeiro e dezembro. Sendo assim, a expectativa é que o calendário seja divulgado o mais breve possível, sendo a partir do próximo ano.
Os trabalhadores que acreditam ter direito ao abono salarial ano-base 2021, ou residual de 2016 a 2020, podem consultar as informações por meio do número de telefone 158 ou através da carteira de trabalho digital. O procedimento também pode ser realizado pela conta Gov.br.
Todavia, o trabalhador do setor privado pode consultar a situação do benefício no aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Enquanto isso, os servidores públicos podem acessar as informações pelos seguintes números:
No que se refere as cotas do PIS/PASEP, a consulta dos valores pode ser feita através do aplicativo do FGTS, disponível Android e iOS, ou presencialmente em uma das agências da Caixa Econômica.