Dizer adeus ao sedentarismo tem sido um desafio em sua vida? Parece que, a qualquer momento, ele voltará a fazer parte da rotina, impedindo que você se desenvolva da forma como gostaria? Bem, primeiramente, saiba que isso é mais comum do que você imagina!
Afinal, nosso cérebro sempre irá preferir o repouso. Portanto, nós devemos criar alguns mecanismos e fazer certos planejamentos para fugir do sedentarismo e proporcionar mais saúde e bem-estar para nós mesmos.
Neste texto, apresentamos algumas dicas que partem desse pressuposto. Continue lendo.
Sabemos que não é fácil deixar a vida sedentária de lado da noite para o dia. Portanto, pensar em estratégias para implementar na rotina, gradativamente, é fundamental. Veja só algumas considerações que podem ajudar:
Muitas pessoas tentam dizer adeus ao sedentarismo, mas, na prática, acabam se sabotando ao estipularem metas irreais. É o caso de dizer para si mesmo que, de uma hora para outra, passará a correr 10 km por dia. Nos primeiros dias isso até pode acontecer, mas sair da vida sedentária para uma rotina de treino intenso pode fazer com que você acabe desanimando.
Por isso, definir metas mais claras e realistas é fundamental. Que tal começar correndo dois quilômetros por dia e, à medida que você se desenvolve e encaixa melhor o treino no seu dia, você aumenta esse tempo?
Lembrando, também, da importância de contar com a ajuda de um educador físico nessas etapas iniciais, para elaborar metas e métodos que não prejudiquem a saúde.
Um plano de treinamento é outro ponto que você pode levar em consideração. Isto é, estipular dias da semana e horários nos quais você pode encaixar os seus treinos também é uma das formas de dizer adeus ao sedentarismo.
Novamente, essa etapa também pode ser desenvolvida com a ajuda de um educador físico, a fim de elaborar um plano alinhado aos limites do seu corpo, ok?
Nada de querer pular etapas na hora de deixar a rotina sedentária de lado, hein? Afinal, querer tudo para ontem pode ser um comportamento de autossabotagem. Pois pare e pense: mudar os hábitos da noite para o dia pode ser desafiador.
Por isso, é importante começar aos poucos, aumentando a intensidade dos treinos gradativamente, sem exagerar e sem querer dar passos que sejam impossíveis.
Muitas pessoas dizem não gostar de treinar pelo simples fato de nunca terem encontrado alguma rotina de treino que fosse realmente interessante para elas. Por exemplo, pode ser que você goste mais de pilates, ou de dança, ou de musculação… treinar opções diferentes para encontrar aquele treino que você gosta pode ser um bom caminho.
Porém, caso não encontre nenhuma opção que agrade você, tente escolher pela que menos desagrada, digamos.
Dessa maneira, torna-se possível implementar algo que ajude você a desenvolver uma nova rotina, mais saudável e que diga adeus ao sedentarismo.