Empreendedorismo

Diferenciação – Não te troco, não te empresto, não te largo! – parte 2

Dividimos a série “Diferenciação” em duas partes. Nesta segunda parte, falaremos sobre como driblar as ameaças e ser, de fato, o diferencial que planejou.

A relação com o cliente é de amor de pela marca

Conforme vimos na primeira parte dessa série, a diferenciação se baseia na exclusividade. O sucesso dessa estratégia é alcançado quando a relação da empresa com o consumidor é sobre o quanto ele deseja o seu produto.

A sua empresa faz o cliente feliz por existir e ter criado aquele diferencial. Entretanto, atingir esse patamar requer muitos desafios.

Principal ameaça

Esse diferencial esconde uma ameaça, todo o seu investimento pode perder o valor por conta de produtos substitutos, o que nem sempre é feito de igual para igual.

Desvalorização do seu conceito

Muitas vezes essa substituição é oriunda de falsificações ou imitações da ideia original por outra empresa, desvalorizando todo seu conceito.

Mas há empresas que conseguem sobreviver a essas ameaças, e mais que isso, essas empresas tornam-se o referencial do produto.

Agregar valor é o seu diferencial

Entretanto, dentro dessa estratégia de diferenciação você tem algo a seu favor, o marketing digital.

Se agregar valor a sua marca, com o marketing de conteúdo, por exemplo, o cliente não vai adquirir produtos similares ou falsificados.

Exemplo de diferenciação 

Quer um exemplo de empresa que atua firme na linha de diferenciação? A Apple.

Ninguém que deseja adquirir um Iphone compra outro celular como substituto.

O Iphone da Apple não é um celular, ele é um diferencial, é um Iphone! A marca agregou tanto valor ao produto que os clientes até dormem nas filas para adquirir o lançamento!

E mesmo que o preço seja elevado, não é preço, é uma honra ser um dos primeiros a ter tão excelente produto em mãos.

Entende o poder que a estratégia de diferenciação tem dentro de uma empresa?

Agregar valor ao seu produto diferenciado é um dos caminhos para seu sucesso!