Há diferenças conceituais entre dados e informações. Os conceitos de dados e informações são distintos, no entanto, complementares para as decisões empresariais.
A gestão de dados é uma forma de gerenciar os dados para corroborar as decisões empresariais.
Essa gestão ganhou relevância diante dos avanços tecnológicos, ao passo que essa gestão ficou otimizada e popularizada.
No entanto, a gestão de dados é feita antes de todas essas facilidades. Porém, não de forma tão dinâmica como atualmente.
Toda a empresa que zela pela competitividade, segurança da informação e eficiência já investe na sua gestão de dados.
Através desse gerenciamento os objetivos da empresa ficam mais visíveis e corroborados pelos dados.
Dados e informações podem ser complementares, no entanto não são sinônimos. Sendo assim, quando falamos em Administração os dados e as informações possuem conceitos distintos. Mesmo que as diferenças entre dados e informações na rotina da empresa pareçam ínfimas.
Dados são sequências de símbolos qualitativos ou quantitativos. Por isso, um texto é um dado, bem como uma imagem ou som, ao passo que podem ser quantificados.
A informação é abstrata, uma vez que se refere aos dados observados. Por isso, a informação é obtida através da interpretação de um dado.
Contudo, dados e informações são complementares, uma vez que as informações advêm dos dados. No entanto, sempre será uma informação partindo do ponto de vista de quem os observa.
Essa sutil diferença é relevante na gestão das decisões, uma vez que as informações podem ser contestadas sem que os dados sejam alterados.