As células animais e células vegetais são semelhantes por serem ambas células eucarióticas. Essas células têm um núcleo verdadeiro, que abriga DNA e é separado de outras estruturas celulares por uma membrana nuclear.
Ambos os tipos de células têm processos semelhantes de reprodução, que incluem mitose e meiose. As células animais e vegetais obtêm a energia de que precisam para crescer e manter a função celular normal por meio do processo de respiração celular.
Ambos os tipos de células também contêm estruturas celulares conhecidas como organelas, que são especializados para executar funções necessárias para a operação normal do celular.
As células animais e vegetais têm alguns dos mesmos componentes celulares em comum, incluindo núcleo, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, ribossomos, mitocôndrias, peroxissomos, citoesqueleto e membrana celular (plasma). Embora as células animais e vegetais tenham muitas características comuns, elas também são diferentes.
Abaixo você pode conferir imagem com especificações de cada célula. Logo após, confira tópicos com as características para você estudar.
As células animais são geralmente menores do que as células vegetais. As células animais variam de 10 a 30 micrômetros de comprimento, enquanto as células vegetais variam de 10 a 100 micrômetros de comprimento.
As células animais têm vários tamanhos e tendem a ter formas redondas ou irregulares. As células vegetais são mais semelhantes em tamanho e são tipicamente retangulares ou em forma de cubo.
As células dos animais armazenam energia na forma de glicogênio carboidrato complexo . As células vegetais armazenam energia como amido.
Dos 20 aminoácidos necessários para a produção de proteínas , apenas 10 podem ser produzidos naturalmente em células animais. Os outros chamados aminoácidos essenciais devem ser adquiridos por meio da dieta. As plantas são capazes de sintetizar todos os 20 aminoácidos.
Em células animais, apenas as células-tronco são capazes de se converter em outros tipos de células . A maioria dos tipos de células vegetais são capazes de diferenciação.
As células animais aumentam de tamanho aumentando o número de células. As células vegetais aumentam principalmente o tamanho das células, tornando-se maiores. Eles crescem absorvendo mais água no vacúolo central.
As células animais não têm parede celular, mas têm membrana celular . As células vegetais possuem uma parede celular composta de celulose e também uma membrana celular.
As células animais contêm essas estruturas cilíndricas que organizam a montagem dos microtúbulos durante a divisão celular . As células vegetais normalmente não contêm centríolos.
Os cílios são encontrados em células animais, mas não geralmente em células vegetais. Cílios são microtúbulos que auxiliam na locomoção celular.
A citocinese, a divisão do citoplasma durante a divisão celular, ocorre nas células animais quando se forma um sulco de clivagem que comprime a membrana celular ao meio. Na citocinese de células vegetais, é construída uma placa de células que divide a célula.
Essas estruturas não são encontradas em células animais, mas estão presentes em células vegetais. Os glioxissomos ajudam a degradar os lipídios , principalmente na germinação de sementes, para a produção de açúcar.
As células animais possuem lisossomos que contêm enzimas que digerem macromoléculas celulares. As células vegetais raramente contêm lisossomos, pois o vacúolo da planta lida com a degradação das moléculas.
As células animais não têm plastídios. As células vegetais contêm plastídios, como cloroplastos , que são necessários para a fotossíntese .
As células animais não possuem plasmódios. As células vegetais possuem plasmodos, que são poros entre as paredes das células vegetais que permitem que moléculas e sinais de comunicação passem entre as células vegetais individuais.
As células animais podem ter muitos vacúolos pequenos . As células vegetais têm um grande vacúolo central que pode ocupar até 90% do volume celular.
E então, gostou de saber mais sobre esse tema? Sem dúvidas pode cair em provas de vestibular ou Enem.
Leia mais – Biologia celular: Conheça as principais características