A diferença entre rinite e resfriado pode ser difícil de ser detectada em algumas situações. Por isso, trouxemos algumas considerações que poderão ajudá-lo a detectar cada caso e, assim, buscar o tratamento que seja mais adequado para cada situação. Acompanhe este conteúdo e saiba mais sobre esse assunto!
Basicamente, a diferença entre rinite e resfriado está associada à causa do problema. Em primeiro lugar, a rinite é causada por uma reação alérgica do organismo do indivíduo. Nesse caso, a pessoa pode ter alergia ao pó, aos pelos de animais, entre outras causas. Nessa situação, o indivíduo pode espirrar, perceber a presença de coriza, sentir coceira nos olhos, nariz, ouvido e até na garganta, entre outros sintomas nesse sentido.
Apesar disso, uma pessoa com rinite dificilmente apresentará dores no corpo, mal-estar, febre ou outro tipo de sintoma nesse sentido.
Em contrapartida, uma pessoa com resfriado terá os sintomas causados pela presença de um vírus, e não pela reação alérgica. Nesse caso, o indivíduo também poderá perceber uma sensação de fraqueza, dor no corpo, dor de cabeça, febre, calafrios, entre outros sintomas característicos do resfriado.
Quanto à duração, a rinite pode acontecer de forma periódica, sendo até diária. Isto é, ela não tem um “fim”, pois se trata de uma condição crônica. Já o resfriado tende a durar cerca de uma semana, desaparecendo à medida que o sistema imunológico protege o corpo contra o vírus que o contaminou. Além disso, o caso de resfriado é menos recorrente que o de rinite, tendo em vista que para tê-lo a pessoa precisaria estar exposta a um novo vírus de forma frequente – o que é relativamente difícil.
Outro ponto que devemos ter em mente, para compreender a diferença entre rinite e resfriado, é que no primeiro caso a pessoa pode evitar de forma efetiva ao se distanciar dos gatilhos da crise. Isto é, se a pessoa sempre fica em crise quando está perto de um animal de estimação, pode se afastar dele para evitar a repetição do problema, não é mesmo?
Em contrapartida, os sintomas de resfriado não melhoram dessa forma, pois não há um gatilho externo, mas, sim, um interno: o vírus.
Um ponto que pode ajudá-lo, de modo relativamente efetivo, a compreender a diferença entre rinite e resfriado no dia a dia, diz respeito à cor da secreção nasal. No caso da rinite, como se trata de apenas uma alergia, a cor da secreção costuma ser bem transparente. Inclusive, há relatos de pacientes que comparam a secreção com uma espécie de “água” um pouquinho mais espessa.
Em contrapartida, no caso do resfriado há um tipo de inflamação no organismo, o que faz com que haja uma alteração na coloração da secreção, que pode aparecer esverdeada ou amarelada.
Portanto, no dia a dia, podemos dizer que essa é uma das maiores diferenças entre rinite e resfriado. Porém, na dúvida, sempre converse com o seu médico, afinal, você poderá encontrar tratamento para ambas as condições e, assim, sentir-se melhor.