Há uma importância histórica nos veículos a diesel no Brasil. Assim, há também alguns fatores que contribuíram para sua valorização, como o baixo consumo relativo, o custo-benefício para quem percorre grandes distâncias e o torque do motor. No entanto, é notório que nos últimos tempos, o cenário em torno desse combustível tem passado por mudanças significativas, levando a uma avaliação mais crítica de suas vantagens e desvantagens.
A recente preocupação com a possível falta de diesel nas bombas em várias regiões do país é um fator alarmante. De acordo com o Minaspetro, a defasagem do preço interno do diesel em comparação com o mercado internacional, devido ao fim da política de Preço de Paridade Internacional (PPI), está sendo apontada como uma das razões para essa situação.
A volatilidade dos preços internacionais do petróleo pode impactar diretamente a disponibilidade e os custos do diesel no mercado doméstico.
Existem outras desvantagens associadas ao uso do diesel que têm contribuído para uma reconsideração da viabilidade desse combustível para muitas pessoas. Algumas delas incluem:
Desde abril, o teor de biodiesel no diesel aumentou de 10% (B10) para 12% (B12). Essa medida foi implementada no passado e resultou em problemas, como motores entupidos. Há preocupações de que essa história possa se repetir, levando a possíveis dificuldades operacionais nos motores dos veículos a diesel.
Embora a falta de paridade internacional no preço do diesel tenha gerado uma vantagem significativa para os consumidores brasileiros em torno de 30%, o preço médio do diesel no Brasil ainda não é considerado acessível. Atualmente, de acordo com dados do Vale Card, o preço médio do diesel é de R$ 5,24 por litro, enquanto o da gasolina é de R$ 5,69 por litro.
Essa diferença de preço entre os dois combustíveis já foi mais vantajosa para o diesel no passado, o que compromete a premissa de que rodar mais para compensar o alto custo de aquisição é uma opção viável.
Segundo fontes do mercado de carros usados, os veículos a diesel experimentaram desvalorização e menor liquidez devido ao aumento das desvantagens associadas a esse combustível. Embora os veículos a diesel sejam mais caros na hora da compra, tornou-se difícil repassá-los, devido a essas desvantagens e à diminuição do interesse do mercado.
A manutenção de veículos a diesel, principalmente os usados, pode ser uma surpresa desagradável para os proprietários. O alto custo da manutenção pode ser um desafio financeiro, e a falta de manutenção adequada pode resultar em emissões excessivas de poluentes, tornando os veículos menos atrativos em termos de cuidados ambientais.
Com o aumento do foco em mobilidade sustentável e redução das emissões, muitos consumidores estão considerando alternativas mais amigas do meio ambiente, como veículos elétricos e híbridos.
Ademais, os veículos a diesel tendem a emitir níveis mais elevados de poluentes, incluindo partículas finas e óxidos de nitrogênio (NOx). Essas emissões têm levado a preocupações crescentes sobre a qualidade do ar e os impactos na saúde pública. Isso leva a regulamentações mais rigorosas em muitos países.
Em resumo, as vantagens históricas no Brasil estão sendo questionadas à medida que as desvantagens, incluindo a possível falta de combustível e os impactos ambientais, se tornam mais evidentes. A busca por alternativas mais sustentáveis e econômicas está levando muitos a reconsiderar suas escolhas de veículos e combustíveis.
Essas considerações ressaltam os desafios atuais enfrentados pelos proprietários de veículos a diesel no Brasil. As mudanças nas políticas de combustíveis, os custos de operação e outros fatores estão contribuindo para uma reavaliação da viabilidade. É importante para os consumidores considerar todos esses aspectos ao decidirem pelo uso ou não do diesel.