Concurso: Como saber se você tem vocação para a polícia?

Muitos almejam a carreira policial e desejam prestar concursos. É o seu caso? Acompanhe o post!

Torna-se um membro da polícia é um sonho para muitas pessoas. A partir dessa meta, surge a necessidade de passar em um concurso público para a área, podendo ser para a Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, entrou outras.

Entretanto, nem todas os interessados possuem todos os requisitos inerentes à carreira policial. Será que você os têm?

Selecionamos três dos principais sinais que mostram se você tem ou não vocação para a polícia.

É resistente às adversidades

Quem atua na polícia, seja militar, civil ou outro âmbito da carreira, reconhece o tanto de adversidades que surgem no dia a dia de trabalho. Não são todas as ocorrências que serão resolvidas, que terão um final positivo. Além disso, o reconhecimento também não acontece de uma hora para outra. Essa demora pode te desmotivar um pouco.

Portanto, é importante saber que você sendo um policial, deverá ter ciência que a rotina não será fácil e que nem sempre haverá a valorização que espera, pelo menos de imediato.

Você consegue manter a calma em todas as situações

A vida de um policial terá altos e baixos constantemente. Muitas das ocorrências terão um nível de tensão bem intenso e você estará presente nelas para manter a ordem e resolvê-las da melhor forma possível. Por isso, é essencial ter um perfil de paciência e calma, independente da situação.

Afinal, é comum no dia a dia da polícia o profissional ter que presenciar crimes de todos os tipos, brigas, conflitos, confusões, gritarias, tragédias grandes até. E você, como policial deverá agir corretamente, com ética e sem se desesperar.

Caso você seja uma pessoa tranquila diante dos problemas, pode ser um sinal de que se sairá bem na profissão.

Faz o que é certo, mesmo se não for te beneficiar

É essencial que você seja uma pessoa que priorize as coisas certas, ainda que isso signifique ficar em desvantagem. Ou seja, é alguém honesto, ético e que cumpre a palavra.

Há desde pequenas situações do dia a dia até feitos maiores que demonstram que não há um interesse em ganhar alguma vantagem. Por exemplo: receber um troco a mais em uma compra e devolver o valor. Ou então receber uma oferta em dinheiro para fazer algo que é errado e, claro, não aceitar.

E então, você está dentro desses três sinais? Certamente tem a vocação para a carreira de polícia!

Leia também: Carreira policial: O que você precisa saber antes do concurso

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.