Veja 10 motivos para estudar para concursos municipais!

Os concursos municipais, em maioria, não são muito divulgados, e geralmente restringe-se a determinado local do certame. Porém, nos últimos anos, as seleções estão oferecendo boas oportunidades para aqueles que desejam ingressar no funcionalismo público, além de oferecer ótimas remunerações em seus editais.

Para os que não desejam abandonar as grandes cidades, uma opção é a inscrição para concursos em municípios próximos, muitas vezes o tempo de deslocamento de uma cidade a outra é menor do que o tempo necessário para transitar em horário de pico por cidades de maior porte.

Além disso, a determinação do artigo 30 da Constituição obriga os municípios a proverem seus quadros com servidores concursados, tanto para áreas como saúde, educação, ordenamento urbano e fiscalização de tributos, tornando outro ponto positivo para os concursos municipais.

Em resumo, segue 10 motivos para participar de concursos municipais:

1. Salários Isso mesmo. Começamos a lista com as remunerações! Os concursos municipais oferecem salários tão atrativos quanto os oferecidos por concursos em capitais e federais. Cidades como Água Santa-RS, Boca do Acre-AM, Bombinhas-SC, Clevelândia-PR, Cujubim-RO, Palmeiras de Goiás-GO, Paulistana-PI oferecem vagas com remuneração inicial de até R$ 12 mil.

2. Concorrência Pouco procurado, os concursos municipais costumam ser desprezados pelos candidatos e via de regra recebem menos inscrições do que grandes concursos, diminuindo o número de concorrentes por vaga e aumentando as chances de aprovação daqueles que se preparam para prestar o concurso.

3.Taxa de inscrição Além da concorrência baixa, os concursos municipais costuma ter o valor da taxa de inscrição mais baixo se comparado aos outros certames.

4. Cargos A diversidade de cargos oferecidos nos editais é muito grande. Carpinteiro, soldador, farmacêutico-bioquímico, revisor de texto e até instrutor de artes, são um dos exemplos da imensa variedade de vagas para cargos diversos que vão desde o nível básico até o superior.

5. Estabilidade – A estabilidade do concurso federal, estadual e municipal é a mesma. Os funcionários públicos de prefeituras e câmaras municipais gozam da mesma estabilidade.

6. Disciplinas A avaliação dos candidatos, via de regra, acontece por meio de prova objetiva com poucas disciplinas básicas: português (sempre), e as outras variam entre matemática/raciocínio lógico, informática e conhecimentos gerais/atualidades –que inclui informações sobre a cidade-, acrescidas ou não de disciplinas específicas para cargos de maior complexidade.

7. Tranquilidade  Por atenderem a pequenas populações, as prefeituras, Câmara de Vereadores e demais órgãos municipais costumam ser ambientes mais calmos para se trabalhar, especialmente quando encontram-se fora da região metropolitana, o volume de trabalho também é menor, o acúmulo de trabalho e o surgimento daquelas demandas urgentes, para ontem e super estressantes praticamente não existem.

8. Trabalhar perto de casa  O tempo de locomoção em qualquer cidade do interior é menor do que de uma capital. Você pode ir caminhando para o trabalho e aproveitar o ar fresco e a tranquilidade do interior. Pegar ônibus só para passar 5 minutos e se você precisar ir para o outro lado da cidade. O acesso a tudo é mais fácil, independente do horário e você ainda pode, no horário de almoço, passar em casa, almoçar e tirar um cochilo.

9. Ponte para outros concursos –  Quem inicia a vida de concurseiro/a pode utilizar os concursos municipais como degraus para a aprovação em outros concursos. A remuneração paga pelas prefeituras proporciona aos aprovados melhores condições para investir em uma preparação para novos, e maiores, certames.

10. Qualidade de vida As cidades possuem um custo de vida bem menor em comparação as capitais, o aluguel é mais barato, a compra do mercado tem mais itens pagando menos e no final do mês o seu dinheiro vai acabar sobrando. Você também conhece e trata todos pelos seus nomes, sejam os seus vizinhos de rua, de bairro ou os funcionários dos centros comerciais. Além disso, a natureza está mais presente no interior, o clima e a paisagem são mais agradáveis, você se sente melhor, se estressa menos e até a pressão, no geral, diminui.

Comentários estão fechados.