6 vantagens de fazer intercâmbio para estudar

Estudar fora é o sonho de muitos brasileiros. Mas quais são os reais benefícios dessa 'aventura'?

Muitos brasileiros sonham em estudar fora algum dia. O intercâmbio por motivos de estudo continua crescente, lado a lado da busca por empregos no exterior.

Um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgado em 2019, mostra que Portugal é o país que mais recebeu migração de brasileiros nos últimos anos. Em 2017, por exemplo, foram 11.600.

Depois de Portugal, Espanha e Estados Unidos foram os países nos quais ocorreu um aumento maior do fluxo migratório.

Ou seja, tem muita gente procurando um lugarzinho em outros países. Entre tantos, há aqueles que almejam estudar uma graduação, MBA ou outro curso superior e retornar ao Brasil assim que se formarem. Outros, desejam se qualificar rapidamente em outro idioma ou em algum curso da área.

De qualquer modo, fazer intercâmbio para estudar está cada vez mais em alta. O que acha de conhecer as vantagens dessa escolha? Acompanhe a seguir!

Fluência em outro idioma

É a vantagem mais básica, porém bem importante. Nós, brasileiros, temos um idioma único. A língua portuguesa do Brasil é só falada aqui e então é real a dificuldade de compreendermos outros idiomas, uma vez que o ensino de inglês e espanhol, por exemplo, é bem defasado na educação pública.

Por não termos proximidade com outras línguas, chega a ser difícil a adaptação em qualquer outro país por essa razão. Mas não há motivos para desistir por conta disso, não.

Com coragem e perseverança, um intercâmbio irá ajudar muito no conhecimento desse segundo idioma. Isso principalmente no caso de quem vai estudar, ter contato com professores e provavelmente com colegas de curso. A questão da sobrevivência no país, por si só, já irá impor um aprendizado mais imediato da língua.

Estudo em cursos de qualidade

A qualidade do ensino em muitos países tende a surpreender os brasileiros. Por aqui conhecemos todos os obstáculos enfrentados pelos estudantes que, mesmo com vontade de aprimorar, não conseguem encontrar oportunidades e boas escolas ou cursos.

Sendo assim, pode ser uma solução para obter qualificação em instituições de excelência.

Na Inglaterra, por exemplo, há quatro universidades entre as melhores do mundo que oferecer chances para estrangeiros, incluindo brasileiros.

Crescimento profissional

A qualificação acadêmica em outro país eleva o nível de qualquer currículo. Voltando ou não para o Brasil, é possível obter melhores resultados na carreira. Só de ter aprimorado o aprendizado em uma segunda língua já é algo para ser mais valorizado no mundo corporativo, sobretudo pelas empresas brasileiras.

O fato de toda a experiência adquirida no intercâmbio também ajuda muito a deixar o currículo mais vantajoso em relação a outros candidatos.

Independência e proatividade

A experiência que citamos anteriormente engloba o crescimento pessoal também. Morar em outro país ao fazer um intercâmbio significa adquirir independência. Você deverá tomar as rédeas para realizar ações do dia a dia, tomar decisões, resolver problemas e para cuidar de sua situação financeira, na maioria dos casos.

A proatividade também entra nesse quesito. Isso porque estudantes que fazem intercâmbio precisam agir para conseguir lidarem com a sobrevivência, do aprendizado da língua,  encontrar emprego, se for o caso. Dificilmente as coisas ‘cairão do céu’. Então é preciso ser proativo para enfrentar qualquer adversidade e necessidade.

Maturidade e autoconfiança

Todas as qualidades pessoais citadas acima garantirão que você se torne uma pessoa mais madura após o intercâmbio. Morar sozinho e ganhar independência para tudo vai demandar uma boa dose de responsabilidade.

Além disso, certamente está mais preparado para os desafios da vida, uma vez que conseguiu viver em um país completamente diferente e enfrentou dificuldades diversas. Voltará ao Brasil com mais maturidade e flexibilidade.

Por fim, a autoconfiança. Você terá conhecido o seu jeito de lidar com problemas, a sua capacidade de viver em situações adversas, de aprender coisas novas, se relacionar com pessoas de culturas diferentes. Então, será alguém mais autoconfiante depois do intercâmbio.

Leia também um post no qual mostramos as 50 universidades de Portugal que aceitam a nota do ENEM.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.