Vai estudar para concurso? Veja como se organizar!

O processo de aprendizagem requer concentração e ordem, e são coisas que combinam com uma organização, que vai da sua mente até o seu redor.

Vai estudar para algum concurso? Então é hora de se organizar. Organização é algo simples, mas não é algo que possa ser banalizado, pois faz diferença no rendimento dos estudos. Falta de organização pode implicar em perca de tempo, mau rendimento, aprendizagem abaixo do esperado e dificuldades de memorização.  O processo de aprendizagem requer concentração e ordem, e são coisas que combinam com uma organização, que vai da sua mente até o seu redor. Vamos te ajudar a organizar sua vida, e sua rotina de estudos, de dentro para fora. Faça isso num planilha semanal, com todos os horários organizados. Não deixe pra ler esse artigo depois: leia agora.

            Então, vamos organizar esse artigo:

ORGANIZE A SUA MENTE E O SEU DIA

            Pense inicialmente, em todo o tempo livre que você tem. Separe o tempo livre que será SOMENTE para estudar para o concurso. Esse tempo não pode ser adiado, substituído e nem cancelado. Então, separe esse tempo fixo, que pode ser de 5, 6 ou 7 dias da semana. Aquelas 3 horas antes de dormir, ou para quem não trabalha, as 6 ou 9 horas diárias e intercaladas de estudos. Ao organizar o seu tempo, programe as pausas. Escolha horários em que não possa ser interrompido, ou distraído. Horários que não o deixem ansioso: horários em que sua mente esteja disponível apenas para estudar. Separado os horários, passemos para a próxima organização.

Veja também: Confira: Técnicas de memorização para concurseiros!

ORGANIZE OS ASSUNTOS A SEREM ESTUDADOS

            Veja os assuntos principais: aqueles com maior conteúdo. Distribua os assuntos na proporção em que serão cobrados. Cai mais questões de português? Então coloque mais português na semana. Outra dica é priorizar os assuntos que você mais precisa aprender, aqueles com os quais você sente mais dificuldade. Separe esses e dê mais carga horária de estudos. Coloque isso na planilha criada anteriormente. Exemplo: segunda entre 13h e 16h da tarde, português, pausa de 20 minutos, e entre 16h20 até 18h20, Raciocínio Lógico. E assim por diante.

ORGANIZE O SEU AMBIENTE DE ESTUDOS

            Escolha um lugar fixo para estudar na sua casa. Esse lugar deve ser calmo, longe de interferências visuais, sonoras, preferencialmente um ambiente com porta. Pode ser o seu quarto, ou uma sala destinada a esse uso. Se utilizar computador, certifique de ter espaço para os seus demais materiais: livros, cadernos, canetas, calculadora, apostilas, etc. Faça um ambiente autônomo, leve uma jarra de água sempre que for estudar: evite se levantar o máximo que puder. Levante-se apenas para fazer alongamentos se por acaso sentir sono. Fora isso, levantar para pegar uma caneta, implica em perder a concentração já criada. Você vai levar uns 15 minutos para retomar a concentração sempre que interromper por nada. Você vai perder tempo se precisar organizar sua mesa todas as vezes que for estudar.

Veja também: Como conciliar o trabalho com os estudos? Confira!

ORGANIZE O SEU REDOR

            Vai estudar em casa? Avise as pessoas que não pode ser interrompido. Desligue celulares, peça silêncio, privacidade; Se não conseguir isso em casa, escolha outro lugar para estudar. Pode ser aquela biblioteca municipal, uma sala de aula vazia na faculdade ou na escola. A casa de um parente. O escritório vago de um amigo. O importante é que você trate os seus estudos como prioridade enquanto realiza-los. Busque ambientes silenciosos, com pouco fluxo de pessoas. Se vozes e barulho não incomodam sua concentração, então você terá um leque maior de escolhas. Caso contrário, busque assiduamente por um ambiente tranquilo.

NÃO DESORGANIZE SUA VIDA

            Estudar requer comprometimento, do seu tempo, do seu espaço, e de sua rotina. Você abrirá mão de diversas coisas para estudar mais. Mas nunca abandone nada por completo, principalmente atividades saudáveis, como socializar com amigos, correr, jogar futebol, vôlei, passear com o cachorro. São atividades que nos deixam com bem-estar, saudável, e melhora os nossos processos cognitivos, que por sua vez aprimoram o nosso aprendizado; ficar fechado, somente estudando, além de entediar, vai atrofiar sua mente. Mente e corpo precisam ser exercitados para uma vida sadia.  Você vai se ausentar de muitas atividades, mas NÃO DESAPAREÇA totalmente.

Veja também: 7 Dicas para Aprovação em Concursos Públicos

            Organizar dá trabalho? Talvez dê um pouco. Mas não se organizar vai fazer com que tudo o que você faça seja trabalhoso, cansativo e pouco rentável. Organizar te melhora, e é ingrediente de sucesso. Adicione na sua vida todos os dias.

Comentários estão fechados.