Unificação Alemã: saiba tudo sobre esse evento!

Unificação Alemã: tudo aquilo que você precisa saber!

A Unificação Alemã é um dos eventos mais importantes de todo o século XIX, ao lado da Unificação Italiana. Devido a essa importância, é comum que os vestibulares abordem esse acontecimento em suas provas.

Além disso, é importante que você entenda a Unificação da Alemanha também para compreender uma série de outros eventos da história geral que foram influenciados por ela.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre esse acontecimento!

Unificação Alemã: Introdução

O país que conhecemos hoje como Alemanha é o resultado da Unificação Alemã. O processo de unificação ocorreu durante a segunda metade do século XIX, conduzido pelo Reino da Prússia.

A unificação ocorreu a partir da modernização industrial, econômica e do exército da Prússia, a mais rica de todas as confederações germânicas.

O processo não foi pacífico: após diversas disputas territoriais, novos espaços foram incorporados pela Prússia e deram origem ao que conhecemos como Alemanha.

Unificação Alemã: O processo de unificação

Até o século XIX, o que hoje conhecemos por Alemanha, era pequenos reinos e ducados. Muitos desses territórios eram dominados pelo Reino Austríaco.

Em 1815, no Congresso de Viena, esses reinos foram agrupados em um só grupo, que recebeu o nome de Confederação Germânica.

Porém, a existência da Confederação enfraquecia o Reino da Prússia. Por isso, o Rei Guilherme I, e o primeiro-ministro da Prússia, Otto von Bismarck, lutavam pela unificação e fortalecimento do Reino Prussiano.

O governo prussiano, portanto, buscava a unificação dos territórios da Confederação Germânica. Com essa estratégia, o governo esperava poder retirar o domínio do Reino Austríaco da região.

O território Prussiano ficou livre da influência austríaca somente quando foi unificado, após três guerras: a Guerra dos Ducados, a Guerra Austro-Prussiana e a Guerra Franco-Prussiana.

Unificação Alemã: Guerras de unificação

A Guerra dos Ducados ocorreu em 1864, com a ambição da Prússia pelos ducados de Holstein e Schleswig, dominados pela Dinamarca.

A invasão nesses territórios contou com o apoio dos austríacos, que dividiram os territórios com os prussianos, e com o acordo de não interferência dos franceses.

Dessa forma, após a vitória da Prússia, o ducado de Schleswig se tornaria domínio da Prússia e o de Holstein da Áustria.

Porém, existiram uma série de desentendimentos sobre o que fazer com os ducados dinamarqueses depois do fim da guerra. Como resultado, em 1867 ocorreu a Guerra Austro-Prussiana. Nessa etapa do processo de unificação, o Reino Prussiano contou com apoio italiano para enfraquecer o exército austríaco. A guerra foi vencida pelos prussianos.

Finalmente, entre os anos de 1870 e 1871, ocorreu a última guerra para enfim consolidar a unificação alemã. A Guerra Franco-Prussiana foi motivada por atritos causados por estados ainda não ocupados ao sul da confederação.

A vitória da Prússia colocou fim a guerra. Porém, o seu desfecho causou também a submissão dos franceses à situações humilhantes. Essa situação levaria à novos embates entre os países europeus durante a Primeira Guerra Mundial.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.